Emissão Renascença | Ouvir Online

Infarmed vai ajudar no combate à sida, tuberculose e malária

29 ago, 2014

Laboratório da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde vai analisar medicamentos para a ONU.

Infarmed vai ajudar no combate à sida, tuberculose e malária

O laboratório do Infarmed vai analisar medicamentos para o Programa da ONU para o Desenvolvimento no âmbito do combate à sida, tuberculose e malária.

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) considera que o facto de ter sido seleccionado, entre os laboratórios reconhecidos pelas Nações Unidas e pela Organização Mundial da Saúde, "demonstra que a competência técnica desta agência se encontra entre as melhores do mundo".

"Reconhecimento e dinheiro" são o que significa para o Infarmed esta escolha a nível internacional, segundo disse à Renascença Maria João Portela, da direcção de Comprovação de Qualidade.

O laboratório português foi um dos quatro seleccionados, a nível mundial, para analisar medicamentos destinados ao tratamento destas doenças para os gabinetes das Nações Unidas de todo o mundo.

"Um dos objectivos deste programa das Nações Unidas, financiado pelo Fundo Global, é garantir o acesso a medicamentos de qualidade, eficazes e seguros, às populações dos países afectados por estas três pandemias", lê-se numa nota do Infarmed, divulgada esta sexta-feira.

Actualmente, estão em curso financiamentos do Fundo Global em 26 países de África, Ásia, Europa, Médio Oriente e Américas.