Emissão Renascença | Ouvir Online

Procuram-se voluntários saudáveis para testar vacina contra o ébola

28 ago, 2014

Universidade de Oxford procura 60 pessoas para testarem uma vacina experimental. A epidemia pode vir a infectar 20 mil pessoas na África Ocidental e alastrar a mais países, segundo a OMS.

Procuram-se voluntários saudáveis para testar vacina contra o ébola

A proposta pode parecer estranha, mas a causa é nobre. Cientistas ingleses estão à procura de 60 voluntários para testar uma vacina experimental contra o vírus do ébola.

Os indivíduos precisam de ser saudáveis e ter entre os 18 e os 50 anos. O teste é pago e consiste numa única injecção. Depois os participantes devem visitar o centro nove vezes nos seis meses seguintes.

Até agora o produto, desenvolvido pela GlaxoSmithKline, só foi testado em macacos mas o investigador Adrian Hill garante que os riscos são poucos e está optimista sobre o projecto.

“Acho que as hipóteses de recrutarmos pessoas suficientes a tempo são muito boas. Vamos encorajar profissionais de saúde, em particular, para se voluntariarem”, disse o director do Instituto Jenner da Universidade de Oxford, responsável pela investigação, sublinhando não existir qualquer hipótese de algum dos participantes contrair o ébola.

Hill pretende começar os testes em meados de Setembro, numa medida para acelerar a investigação e encontrar uma possível cura.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que necessita de 371 milhões de euros para conter a epidemia nos próximos seis meses. A prioridade é o tratamento da doença, a criação de centros de gestão da epidemia, a mobilização social e enterros seguros.

A epidemia pode vir a infectar cerca de 20 mil pessoas na África Ocidental, podendo alastrar para mais países, segundo a organização.

O vírus do ébola já provocou 1.552 vítimas mortais, entre 3.069 casos conhecidos na Nigéria, Libéria, Guiné Conacri, Serra Leoa e República Democrática do Congo.


O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus.