O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
Ouvir Emissão
Acabou de Tocar MISTER MISTER - BROKEN WINGS Acabou de Tocar

Últimas NotíciasPaísMundoPolíticaEconomiaReligiãoCulturaSaúde e CiênciaInfo A-ZEspeciaisSínodoPodcast

Contratação de médicos cubanos é uma "péssima medida de gestão"

Foto: DR

Ordem dos Médicos diz que medida sai mais cara: acordo prevê um valor mensal superior a quatro mil euros, por cada profissional, mas em Portugal um médico de família ganha 2.800 euros.
19-08-2014 13:35
A Ordem dos Médicos classifica de inqualificável o processo de contratação dos médicos cubanos, que já custou 12 milhões de euros ao Estado português. Em declarações à Renascença, o bastonário questiona porque se paga aos profissionais estrangeiros o dobro do que é pago aos médicos nacionais.

José Manuel Siva considera o acordo uma péssima medida de gestão que sai mais cara. “Temos centenas de médicos especialistas a emigrar, temos milhares de médicos reformados que podiam ser contratactos, temos médicos a sair para o sector privado devido à desqualificação tremenda e às dificuldades do exercício da medicina no Serviço Nacional de Saúde. E a solução para a gravidade destas situações, que o ministro da Saúde preferiu, foi contratar 50 médicos cubanos que representam para o Estado português o dobro da despesa que tem com os portugueses. Isto é absolutamente inqualificavel", sublinha.

O jornal "i", que teve acesso ao acordo de cooperação entre o Portugal e Cuba, refere que os médicos cubanos já custaram 12 milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde. O acordo prevê um valor mensal superior a quatro mil euros, por cada profissional. Em Portugal um médico de família ganha 2.800 euros.

“A divulgação destes documentos vem confirmar o que a Ordem há muito tempo tinha denunciado: o facto de estarem a pagar a médicos cubanos, sem especialidade, valores que são o dobro daquilo que se paga aos especialistas portugueses”, disse José Manuel Silva.

O acordo de cooperação entre Portugal e a empresa estatal Serviços Médicos Cubanos foi revelado pelo jornal após uma queixa na Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos.

A Ordem dos Médicos também já pediu, em tribunal, para ter acesso ao documento, mas ainda aguarda pela decisão judicial.
PARTILHAR

Comentários (24)
  • » AR, lx, 21-08-2014 13:25

    1º Quanto pagam de alojamento (casa gas electricidade agua) 2º O vencimento dos cubanos são livres de impostos? 3º Pagam alojamento aos medicos portugueses para se deslocarem? 4º Os medicos cubanos são especialistas ou são medicos indiferenciados? 5º A tabela de vencimentos dos medicos vão de 2700 a 5000 para 40 horas. Quantos estão nos escalão mais baixo? 6º Quantos médicos portugueses são pagos com 40 horas? 6º Há quantos anos não existe progressão na carreira nem horizontal nem vertical?
  • » yami, lisboa, 21-08-2014 10:51

    O QUE O BASTONÁRIO SILVA NÃO DIZ É QUE PORTUGAL NÃO TEM MÉDICOS QUE CHEGUEM PORQUE NÃO OS FORMOU, OS SUCESSIVOS GOVERNOS DE PANELINHA COM A ORDEM ANDARAM DÉCADAS A REDUZIR VAGAS EM MEDICIANA E NAS ESPECIALIDADES, PRINCIPALMENTE AS MAIS "RENDOSAS" PARA OS MÉDICOS PODERES JUNTAR-SE ÁS EMPRESA PRIVADAS E FACTURAR À GRANDE: QUEM NÃO PUDER PAGAR QUE ESPERE 3 E 4 ANOS POR UMA CONSULTA DE OFTALMOLPGIA - VER J. ALGARVE ON LINE DE HOJE - O PROBLEMA DO BASTONÁRIO E DOS OUTROS BARÕES É QUE OS MÉDICOS ESTRANJEIROS VENHAM COM CONTRACTO E TRABALHO COM DIREITOS, E NÃO COMO IMIGRANTES - E HÁ CÁ MÉDICOS BRAZILEIROS, UCRANIANOS, DOS PALOP - PARA SEREM EXPLORADOS PELAS EMPRESAS DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS MÉDICOS QUE PAGAM À HORA, COMO À MULHER-A-DIAS. O DR. SILVA JÁ NÃO SABE QUE MAIS INVENTAR PARA SALVAR O NEGÓCIO, PORQUE É DISSO QUE SE TRATA, NEGÓCIO, OS DOENTES QUE NÃO PUDEREM PAGAR NO PRIVADO QUE SE LIXEM. JÁ DISSE UMA QUANTIDADE IMPRESSIONANTE DE MENTIRAS, SÓ NÃO DISSE QUE CUBA TOMOU A DECISÃO POLITICA DE FORMAR MÉDICOS QUE CHEGASSEM E TAMBÉM NÁO DIZ QUE EM CUBA NINGUÉM VAI PARA A PORTA DO C.S. ÁS 5 DA MANHÃ E TODOS OS SERVIÇOS DE SAÚDE SÁO GRÁTIS - UMA PARTE DO QUE O ESTADO PORTUGUÊS PAGA AOS MÉDICOS CUBANOS VAI PARA MANTER ESSES SERVIÇOS DE SAÚDE.
  • » Pinto, Porto, 20-08-2014 22:23

    Os médicos cubanos fazem o que os portugueses não fazem, aparam tudo, do bom e do mal. São mais atenciosos com os doentes e interessam-se pelos doentes e não são arrogantes, convencidos e antipáticos. A maioria dos médicos portugueses faz que trabalha, aliás anda metade a trabalhar para outra metade, falam muito, são convencidos e ouvem pouco, não têm interesses nos doentes, tratam-nos abaixo de cão como se fossem lixo. Médicos sempre foi uma profissão de colaboracionismo, encobrimentos e unidos, hoje esta classe só vê números. Quantas pessoas já morreram por falta de assistência dentro dos hospitais, diagnósticos mal feitos e erros cirúrgicos? Quase tudo fica abafado, coitado do cidadão que caia na mão de certos médicos.
  • » Maria Jose Ribeiro, Johannesburg RSA, 20-08-2014 10:15

    Este Governo nao sabe o que esta a fazer, esta -nos a vender, a matar com precos altissimos e sem querer saber dos nossos medicos, trazem os cubanos , como se vao entender com os utentes? E a roubar -nos ha descarada. Fecham os hospitais escolas, financas, tribunais no interior do pais nao querendo saber das dificuldades das pessoas. Presentemente PORTUGAL esta entregue aos LADROES, AOS CANGALHEIROS E AO ANALFABETISMO. NAO VENHAM DIZER QUE A CULPA ERA DO SALAZAR. ELE NUNCA FEZ O QUE OS GOVERNANTES DEPOIS DO 25 DE ABRIL ESTAO A FAZER AO POVO PORTUGUES. PORTUGAL JA NAO TEM HOMENS DE CONFIANCA MAS SIM LADROES.
  • » Isabel, Lisboa, 19-08-2014 22:29

    Andámos anos a impedir a entrada de alunos portugueses em Medicina à conta das médias altíssimas exigidas. Estivemo-nos nas tintas para as vocações que jogámos fora, mandámos para o estrangeiro os mais abonados cuja maioria só se fosse tola regressaria e formámos, em alternativa, como se o rectângulo fosse um imenso laboratório. Estamos agora numa situação previsível- não temos médicos e temos que os importar. O caricato da coisa é a forma como é feita a importação - o salário pago ao médico cubano, à boa maneira comunista, não é todo para ele. É dividido com Cuba. Ou seja, Portugal, sem médicos, rateando o dinheiro que disponibiliza às suas Universidades, está a ajudar a pagar o ensino superior cubano. Sim, senhor, cada vez estou a gostar mais disto.
  • PUB
  • » Lavrador, Alcagoitas, 19-08-2014 17:28

    Tachos....Tudo tachos!!!
  • » José, Lisboa, 19-08-2014 17:17

    Alguma vez tivemos alguma medida boa de Gestão Pública? NUNCA! Pois os sucessivos governos, têm carência de gestores. Nos governos é só economistas e advogados. Gestores, precisam-se, assim como técnicos masters em diversas áreas, precisam-se! Os economistas que temos nos governos, alguns são uns teóricos ocos que tiram cursos em universidades de qualidade duvidosa ou são indivíduos com o armanço de olhar só para quem tem dinheiro. Só têm visão macroeconómica, mercado bolsista/financeiro e comércio internacional. Mas, 95% das empresas Portuguesas são microempresas, familiares ou de muito poucos funcionários, portanto, não dão emprego a economistas, por isso, os economistas, não têm visão da realidade do mercado Real Português, que é o interno....do povo para o povo! Em Portugal há muito dinheiro, muita corrupção e muita incompetência política. Mais do que o povo, foram os políticos, a banca e o favorecimento às famílias elitistas, que faliram este país! Há interesses e loby´s por todo o lado. Não se formam mais médicos, porquê? É preciso contratar gente com "formação inferior" ao que é dado em Portugal e, pagos a peso de ouro? O PCP, tem cada vez mais razão e é por isso que os Portugueses lhes estão a dar votos!
  • » Oh pa, Vila Verde, 19-08-2014 16:39

    Eles vieram no tempo do camarada Sócrates! Tem de se pagar aos médicos e ao partido da revolução!
  • » agomes, Vila Real, 19-08-2014 16:26

    Se repararam, são sempre os mesmos. Ferroviários e transportes, TAP e médicos e enfermeiros. Que digam o número de médicos e enfermeiros que além de trabalharem no SNS, ainda trabalham em outros locais. Como se sabe, alguns deles até trabalham em outros locais, no horário do SNS. Vêm sempre com o interesse dos doentes à frente. As greves são mesmo para ajudar os doentes. Tenham paciência, as coisas estão a mudar. Ainda me lembro de haver meia dúzia de médicos no hospital da minha cidade. Hoje são às carradas com centros de saúde de apoio e passa-se uma eternidade para ser consultado.
  • » medico interno, tugalandia, 19-08-2014 16:20

    medico ganha 2800e? nem se fossem BRUTOS! Médico ganha 1400 limpos - cerca de 1900 brutos. Só alguns médicos com contratos muito antigos têm maior ordenado. Portugal no seu melhor
  • PUB

Deixe aqui o seu comentário relativo a este artigo. Todos os comentários estão sujeitos a mediação.

Tem 1500 caracteres disponíveis

Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.


Entrar Renascença V+
António Costa defende legado político de José Sócrates



INFORMAÇÃO      BOLA BRANCA      PROGRAMAÇÃO      MÚSICA      MULTIMÉDIA      OPINIÃO