Emissão Renascença | Ouvir Online

Promessa falhada. Um milhão e 300 mil não têm médico de família

03 jul, 2014

O Ministério de Saúde tem estado a limpar das listas de utentes aqueles que não vão ao centro de saúde há mais de três anos. Mesmo com esta limpeza, só na Grande Lisboa há mais de 700 mil sem médico de família.

Há actualmente um milhão e 300 mil portugueses sem médico de família, já depois de limpas as listas de utentes inscritos que estiveram mais de três anos sem ir ao centro de saúde. São dados oficiais divulgados no Portal da Saúde, citados pelo Facebook do "site" de notícias de saúde Substância Activa.

O actual Governo prometeu dar médico de família a todos os portugueses, mas, a pouco mais de um ano do fim da legislatura, a promessa ainda está por cumprir, diz o Substância Activa.

Só a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo está a enviar 165 mil cartas a quem não usa o centro de saúde há mais de três anos. Quem não responder em 90 dias perde o lugar na lista do seu médico de família.

De acordo com o Substância Activa, foi assim que, em 2012, foram conseguidas mais de 300 mil vagas. Ainda assim, só em Lisboa, ainda há 754 mil 675 utentes sem médico de família nesta região.