Emissão Renascença | Ouvir Online

Tabaco matou 29 pessoas por dia em Portugal no ano passado

18 nov, 2013

Maioria dos portugueses começa a fumar antes dos 25 anos, com oito em cada 10 fumadores a iniciarem o consumo pela influência dos amigos. 

Mais de 10 mil pessoas morreram em Portugal no ano passado devido ao tabaco, o que corresponde a cerca de 10% da mortalidade global na população com mais de 30 anos. Os dados são da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Na União Europeia, o tabaco mata, por ano, cerca de 700 mil pessoas, estimando-se que em Portugal tenha sido responsável por 10.600 mortes em 2012 - cerca de 29 pessoas por dia.

Segundo a DGS, a esmagadora maioria (mais de 90%) dos portugueses começa a fumar antes dos 25 anos, com oito em cada 10 fumadores a iniciarem o consumo pela influência dos amigos.

No Alentejo, cerca de 70% dos alunos do ensino secundário já experimentaram fumar. Em Lisboa e Vale do Tejo, no Alentejo e no Algarve, a experiência com o tabaco é mais elevada nas raparigas do que nos rapazes do terceiro ciclo e secundário.

"A prevalência de consumo de tabaco foi superior entre as pessoas desempregadas ou com maiores dificuldades económicas", refere a autoridade de saúde.

Sobre os avisos de saúde impressos nos maços de tabaco, a DGS conclui que tiveram um impacto em cerca de metade dos fumadores e ex-fumadores portugueses, com 7% a sentirem-se encorajados a fumar, 20% a fumar menos e 22% a aumentarem os seus conhecimentos sobre os efeitos do tabaco.

Entre os factores que mais influenciam a escolha do tabaco estão o sabor, a marca e o preço, tendo Portugal um nível de preço dos cigarros abaixo da média europeia.

O relatório "Portugal - Prevenção e Controlo do Tabagismo em Números" vai ser apresentado esta terça-feira em Lisboa.

Em entrevista à Renascença, Carlos Robalo Cordeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, explica quais as doenças cada vez mais associadas ao tabaco e até porque é que a zona do Alentejo sai destacada negativamente neste estudo.