O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.

Portugueses criam tecnologia para “ver através” de veículos

07 nov, 2013

Reduzir o número de ultrapassagens perigosas é o objectivo da tecnologia desenvolvida no Departamento de Ciências de Computadores da Faculdade de Ciências do Porto.
Investigadores da Universidade do Porto estão a desenvolver um mecanismo para evitar as ultrapassagens perigosas. Chama-se “See-Through” e vai permitir ter acesso ao ponto de vista do veículo da frente.

“O ‘See-Through System’ fornece a imagem ao veículo de trás com relativamente pouco atraso, de modo a que o condutor possa avaliar se é seguro ou não fazer a ultrapassagem”, explica à Renascença o investigador Pedro Gomes, um dos envolvidos no estudo.

A ideia é que os automóveis equipados com um sistema de comunicações possam trocar informação entre si.

A tecnologia partiu do Departamento de Ciências de Computadores da Faculdade de Ciências do Porto e ainda está a ser ultimada. Não há, por isso, para já previsão de quando os automóveis podem vir a ficar equipados com o “See-Trough”.

“Estamos a tentar encontrar parcerias com empresas, tanto do ramo automóvel como do de monitores, que nos permitam criar o produto”, explica Pedro Gomes.

O elevado número de mortes na estrada, sobretudo em situações perigosas de ultrapassagem, foi o motivo que levou ao desenvolvimento da tecnologia.