Emissão Renascença | Ouvir Online

Centros de saúde vão ter de cortar 4% na despesa com pessoal

26 ago, 2013

Administração Central do Sistema de Saúde enviou uma circular com orientações específicas de redução da despesa.

Os hospitais do sector público administrativo (SPA) e as administrações regionais de saúde (ARS) vão ter levar a cabo um corte adicional de 4% na despesa com pessoal, no próximo ano. A poucos dias do prazo para a entrega dos orçamentos, a Administração Central do Sistema de Saúde enviou uma circular com orientações específicas de redução da despesa, que tudo somado, avança o “Jornal de Notícias”.

Os hospitais do sector público administrativo, os institutos e as cinco administrações regionais de saúde, que transferem o dinheiro para os centros de saúde, receberam a ordem na semana passada: para 2014 têm de cortar, pelo menos, 4% na despesa com pessoal.

O valor será apurado face ao orçamento inicial de 2013, que não contemplava, no entanto, a reposição de um dos subsídios e isso faz aumentar a meta de redução da despesa para 11%.

Mas ainda é preciso somar o aumento de 3,75% nos descontos para a Caixa Geral de Aposentações, uma medida transversal a todos os organismos do Estado, numa lógica de aproximação às regras do sector privado.

Na prática, as instituições de saúde têm de definir um corte que chega aos 14,75%.

A medida deixa de fora os hospitais da esfera público-empresarial (EPEP), que têm tempos diferentes para apresentar os respectivos orçamentos e planos de desempenho, para o próximo ano.