Emissão Renascença | Ouvir Online

Tabaco

Maioria dos adolescentes fumadores é feminina

31 mai, 2011

É na escola que se dá a iniciação ao tabagismo, segundo dados divulgados a propósito do Dia Mundial do Não Fumador, que se assinala esta terça-feira.

Maioria dos adolescentes fumadores é feminina
Um estudo do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva (INCP) realizado na Área Metropolitana de Lisboa revela que a maioria dos adolescentes fumadores, dos 12 aos 18 anos, é feminina.

Realizado num universo de 3.064 estudantes do terceiro ciclo (sétimo ao nono anos) de escolas de zonas urbanas e suburbanas da Área Metropolitana de Lisboa, o estudo revelou que fumar é cada vez mais um comportamento feminino – 51% contra 49% nos rapazes.

Estes dados, divulgados a propósito do Dia Mundial do Não Fumador, que se assinala na terça-feira, confirmam a tendência de crescimento do tabagismo entre as jovens portuguesas, que aumentou 11% em 2008, quando o registo da década de 80 revelava um crescimento de apenas cinco por cento.


Mulher mais vulnerável
Paulo Vitória, do Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Não Transmissíveis do INCP, sublinhou à agência Lusa que o aumento do número de jovens fumadoras aponta para "uma realidade muito preocupante", porque "a mulher é mais vulnerável aos efeitos nocivos do tabaco".

Os riscos do tabagismo nas jovens portuguesas são maiores do que nos fumadores do sexo masculino, porque, frisou o clínico do INCP, "as mulheres apresentam maior risco de cancro do pulmão, doença cardio-vascular e doença respiratória-crónica".

Os comportamentos tabagistas nas mulheres provocam ainda "graves implicações na fertilidade e na gravidez".


Tabaco é cada vez mais uma droga de iniciação
O estudo revela que é na escola que se dá a iniciação ao tabagismo, que tem "o maior pico nos jovens dos 12 aos 14 anos", em particular no sétimo ano, "o mais complicado do sistema de ensino", porque é aquele em que "acontecem mais problemas de iniciação e mesmo de chumbos".

O tabaco é cada vez mais uma droga de iniciação e torna mais fácil o uso de outras drogas, como o haxixe", notou Paulo Vitória, observando que, em Portugal, o fenómeno do alcoolismo foi ultrapassado pelo "comportamento com drogas".

As razões são várias, como "a vulnerabilidade às influências dos pares, que se intensifica nestas idades", pelo que é necessário intervir junto dos jovens "no contexto em que estão inseridos". Paulo Vitória acentua a existência da Lei Antitabagismo, em vigor desde Agosto de 2007, mas realçou que "a escola preocupa-se como a lei é implementada e não em trabalhar directamente com os jovens".

A Linha SOS - Deixar de Fumar (808 20 88 88), integrada na rede europeia, funciona desde 2002 e informa sobre o tabagismo e os malefícios do consumo do tabaco, prestando aconselhamento e apoio.