Tempo
|

Vai para Angola? Saiba como se proteger contra a febre de dengue

01 mai, 2013

Principal medida de prevenção é a protecção contra a picada, através do uso de roupas adequadas e da aplicação de repelente. A Linha Saúde 24 - 808 24 24 24 - encontra-se disponível para qualquer questão.

Vai para Angola? Saiba como se proteger contra a febre de dengue
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) alerta os portugueses com viagem marcada para Angola, ou que tenham vindo do país há pouco tempo, que estão a ser detectados casos de febre de dengue em pessoas que estiveram recentemente no país.

Só na semana passada surgiram 30 novos casos, portugueses diagnosticados já em Portugal, na consulta pós-viagem do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa.

“Esses casos de dengue têm sido diagnosticados em viajantes que regressam de Angola. Nós registámos também a situação com as autoridades angolanas, no sentido de confirmar a actividade de febre de dengue nesse país”, indica o director-geral da Saúde.

Francisco George lembra que “o dengue não se transmite de pessoa a pessoa e pode apenas ser contraído pela picada de mosquito”.

De acordo com a DGS, durante a estadia em Angola, ou até 21 dias após o regresso e no caso de surgirem queixas sugestivas de dengue, nomeadamente febre de início súbito com dores de cabeça, dores musculares, articulares, ou ainda, mais raramente, manchas no corpo ou hemorragias, não deve tomar-se ácido acetilsalicílico (como a aspirina) e outros anti-inflamatórios não esteróides (como o ibuprofeno).

Para o controlo da febre e das dores deve ser utilizado o paracetamol.

A principal medida de prevenção é a protecção contra a picada, através do uso de roupas adequadas e da aplicação de repelente. A Linha Saúde 24 - 808 24 24 24 - encontra-se disponível para qualquer aconselhamento ou esclarecimento.