Emissão Renascença | Ouvir Online

Cinema

João Viana com menção honrosa no festival de Berlim

16 fev, 2013

Realizador tinha dois filmes no festival. Principal distinção foi para filme romeno.

O realizador João Viana recebeu uma menção de honra na gala de entrega dos prémios do festival de cinema de Berlim, pela sua longa-metragem "A Batalha de Tabatô".

Os filmes vencedores do galardão Urso de Ouro foram "Child's Pose", do realizador romeno Calin Peter Netzer, e a curta-metragem "The Runaway", do cineasta francês Jean-Bernard Marlin.

Na altura do anúncio da menção de Honra, o júri do festival reconheceu o grande trabalho feito por João Viana em torno de uma aldeia Mandinga.

"É um grande filme de João Viana sobre a Guiné-Bissau, pelo qual estamos muito gratos", afirmou um dos jurados na altura do reconhecimento de "A Batalha de Tabatô".

O realizador João Viana contou com uma presença em duplicado no evento, porque foram seleccionados para o festival "Tabatô", curta-metragem que estava na corrida pelo Urso de Ouro, e a longa-metragem "A batalha de Tabatô", que integrou a secção "Fórum".

Além dos dois filmes de João Viana, estiveram ainda presentes no festival "Terra de Ninguém", de Salomé Lamas, "Um fim do Mundo", de Pedro Pinho e a co-produção internacional, rodada em Lisboa, "Comboio nocturno para Lisboa", de Bille August.

O festival termina este domingo com a repetição dos filmes que estiveram a concurso.