Emissão Renascença | Ouvir Online

Cacilheiro do Tejo navega em Veneza

13 fev, 2013

"Trafaria Praia" é o nome do cacilheiro desactivado que se encontra a ser alvo de reparação e que a Transtejo cedeu à artista plástica Joana Vasconcelos.

Um cacilheiro, barco que os portugueses se habituaram a ver navegar no rio Tejo, vai navegar em até ao pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza. A artista plástica Joana Vasconcelos vai transformar um navio que estava para abate.

"Vamos revestir o cacilheiro por fora com azulejos portugueses com uma vista de Lisboa, desde a Torre do Bugio à Torre Vasco da Gama, e, no interior, revesti-lo de cortiça e de intervenções em têxtil", revela a artista, acrescentando que "todo o projecto começou a ganhar força, tentando não só criar uma instalação dentro deste barco como também ele tornando-se no pavilhão de Portugal. Há, portanto, uma duplicidade neste projecto”.

A embarcação vai navegar duas vezes por dia pelos canais de Veneza, transportando um máximo de 75 passageiros.

Joana Vasconcelos foi convidada pelo Governo para representar Portugal na Bienal de Veneza. O Estado contribui com cerca de 170 mil euros – um orçamento menor do que noutros anos – e o financiamento restante é de privados.

"Trafaria Praia" é o nome do cacilheiro desactivado que se encontra actualmente a ser alvo de reparação num estaleiro do Seixal e que a Transtejo cedeu à artista para ser transformado em obra de arte itinerante.

O pavilhão flutuante vai estar em Veneza entre Maio e Novembro.

Será instalada uma loja no interior com produtos nacionais através de uma parceria com a marca A Vida Portuguesa, da empresária Catarina Portas.