Emissão Renascença | Ouvir Online

Lifestories conta a história da sua vida de forma original

10 jan, 2013 • Manuela Pires

Qualquer pessoa pode recorrer a este serviço, mas o projecto está também a documentar as vidas das pessoas que vivem na zona do Cais do Sodré, em Lisboa.

Lifestories conta a história da sua vida de forma original
A  empresa Lifestories cria produtos únicos a partir das histórias e memórias dos seus clientes, desde livros a coreografias, passando por filmes ou objectos.

“A Lifestories surge desta crença que todos temos uma história para contar, independentemente de sermos mais ou menos conhecidos”, explica Maria João Marques, uma das personagens da Lifestories, juntamente com Rita Saldanha e Isabel Saldanha.

As três responsáveis pela iniciativa contam histórias de vida, como a do um engenheiro de 90 anos de idade: “Montámos uma caixa que foi embrulhada num projecto de barragem, impresso em A1, depois reunimos as várias palavras escritas à mão pelos diversos familiares, depois colocámos um livro em branco, onde escrevemos um texto utilizando termos de barragens, dizendo ‘este livro agora está em branco, mas dentro de dois meses estará aqui a vida de Carlos Veloso”. 

A empresa, sediada no quarto 309 da Pensão Amor, tem também um projecto comunitário que conta a história das pessoas que vivem na zona do Cais do Sodré. A recolha da informação é feita porta a porta. São tesouros de bairro que de outra maneira poderiam cair no esquecimento: “Estava a filha e a neta da dona Odete, mais a mãe, com 104 anos. Uma história de mulheres ali enfiadas num cubículo, num quinto andar, com um tecto muito baixinho, e nós todas corcundas enquanto a senhora nos servia copos cheios de vinho”, recorda Maria João Marques, a propósito de uma dessas histórias recolhidas.

A dona Odete e a sua família tornam-se assim num capítulo do Bairro do Amor, património das vivências e das histórias da cidade de Lisboa.