Emissão Renascença | Ouvir Online

Manuel Alegre participa na próxima jornada da Pastoral da Cultura

08 mai, 2012

Oitavo encontro anual abordará o tema da relação entre a Igreja e o mundo, como foi pensada no Concílio Vaticano II.

Manuel Alegre participa na próxima jornada da Pastoral da Cultura
Manuel Alegre é um dos nomes mais sonantes e inesperados que vai participar na próxima jornada da Pastoral da Cultura, a realizar-se em Fátima no dia 22 de Junho.

A 8ª Jornada da Pastoral da Cultura vai contar ainda com a participação de autores portugueses das áreas da música, teatro e pintura.

O poeta Manuel Alegre, a maestrina Joana Carneiro, o encenador Nuno Carinhas e a pintora Emília Nadal estão entre os convidados do encontro intitulado “Há uma alegria e uma esperança para nós – O diálogo com a cultura no espírito do Concílio”, organizado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

“Há uma alegria e uma esperança para nós? Como falam delas os nossos bispos e teólogos, os nossos poetas e criadores do mundo do teatro, os universitários e pintores, os músicos, os cineastas e os que se empenham nas causas civis?”, questiona José Tolentino Mendonça, director do SNPC, no texto de apresentação da jornada.

O padre e poeta, que profere a conferência de abertura, sublinha que o encontro vai constituir uma “experiência eclesial marcante”, que passa por “escutar o que o mundo diz à Igreja e o que a Igreja deste tempo diz ao coração humano”.

O tema é inspirado na “Gaudium et spes” (alegria e esperança), documento sobre o diálogo entre a Igreja Católica e o mundo que constitui um dos textos mais importantes do Concílio Vaticano II, assembleia que começou há 50 anos e se prolongou até 1965.

É precisamente sobre o concílio que falará Manuel Alegre, na conferência “Gaudium et Spes – a novidade do Concílio vista de dentro e de fora”, que contará ainda com a presença de Emília Nada e José Eduardo Borges de Pinho (teólogo) e Joaquim Azevedo (presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e director do Secretariado da Pastoral da Cultura da diocese portuense).

A iniciativa termina com a sessão de entrega da edição de 2012 do Prémio "Árvore da Vida", a personalidade ou instituição a anunciar.