Emissão Renascença | Ouvir Online

Cultura é “um verdadeiro projecto nacional”, diz Passos Coelho

08 mai, 2012

Primeiro-ministro considera que é preciso melhorar o estudo do Português.

Cultura é “um verdadeiro projecto nacional”, diz Passos Coelho

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, reafirma que a cultura é um factor de coesão e de identidade colectiva. Declarações na cerimónia de atribuição do prémio “Leya 2011” a João Ricardo Pedro, pelo seu livro “ O teu rosto será o último”.

“Gostaria de aproveitar este evento para reafirmar a Cultura como um verdadeiro projecto nacional, factor de coesão e de identidade colectiva. As oportunidades neste âmbito são essencialmente fruto da intenção individual, como se demonstra através do livro e da vida de João Ricardo Pedro. E nós estamos firmemente empenhados na reorganização da sociedade portuguesa para que nela haja oportunidades para todos”, disse.

Passos Coelho ao falar de literatura aproveitou para justificar porque é que se fazem os sacrifícios que se fazem. “O esforço que estamos a desenvolver colectivamente é uma atitude que comporta uma exigência ética e política em prol da qualificação dos portugueses. Para este objectivo concorre decisivamente a cultura e, em particular, a literatura. Para este objectivo é central dar um salto qualitativo na proficiência dos nossos alunos quanto ao uso da nossa língua”.

João Ricardo Pedro, o vencedor do prémio, desempregado, também falou de austeridade.