Emissão Renascença | Ouvir Online

Uma peça, três euros, quinze minutos

26 abr, 2012

Teatro Rápido vai fazer seis apresentações diárias no Chiado, em Lisboa. As peças vão estar em cena durante um mês e todos os meses são subordinadas a um tema diferente.

Uma peça, três euros, quinze minutos

O Chiado recebe a partir de terça-feira o Teatro Rápido, no qual é possível assistir a curtas encenações teatrais de 15 minutos por apenas três euros. É uma ideia da agência de actores Encena e consiste na apresentação de quatro curtas peças, quase em simultâneo, em seis apresentações diárias na Rua Serpa Pinto.

O espectador pagará três euros para assistir a uma dessas encenações ou 12 euros para assistir às quatro peças, que estão em cena em quatro salas, quase em simultâneo.

“Este conceito de micro-teatro permite dar trabalho aos actores, que são convidados a trabalhar o texto de teatro de uma forma diferente. Há um conceito minimalista, do teatro pelo teatro. As quatro salas não estão preparadas para ter projectores nem grandes cenários e a distância entre os actores e o público é muito pequena”, explicou à Lusa a gestora cultural do projecto, Andreia Madeira.

O conceito, que já existe noutros países, “faz sentido numa altura em que o público está a mudar e no Teatro Rápido a classe artística terá também um espaço para que possa criar coisas diferentes”, diz.

As quatro peças estarão em cena durante um mês e todos os meses serão subordinadas a um tema diferente. Maio é dedicado à felicidade. “Porque estamos numa altura em que é preciso provocar as pessoas e fazê-las pensar se a felicidade passa por comprar um carro novo ou estar com a família, por exemplo”, disse Andreia Madeira.

Das quatro peças escolhidas para a estreia do Teatro Rápido apenas uma não é um texto original.

Todas as peças estarão em cena em quatro salas, com capacidade para 30 a 40 pessoas, de quinta-feira a segunda-feira com sessões entre as 17h30 e as 19h35. Durante a semana, depois destas sessões, às 21h30, a programação do Teatro Rápido incluirá outro tipo de espectáculos.

Em Maio, nos dias 1, 16 e 29, a actriz Carmen Santos estará a ler textos sobre a felicidade acompanhada musicalmente por Noiserv, o projecto do músico David Santos.