Emissão Renascença | Ouvir Online

Os efeitos secundários de mudar de clube de futebol em livro

13 abr, 2012 • Maria João Costa

Joel Neto regressa à ficção para contar a história de um homem que quis “morrer e nascer de novo” e que usa o futebol como linguagem de comunicação com o seu pai.

Os efeitos secundários de mudar de clube de futebol em livro
“Os Sítios Sem Resposta” é o novo livro de Joel Neto, que regressa à ficção 10 anos depois. O romance conta a história de um homem que vive dividido entre Lisboa e os Açores e que procura uma nova vida.

“O livro está muito centrado na relação pai-filho e no futebol como linguagem possível de comunicação entre os dois. Este é um homem que está a chegar à meia idade, tem dois casamentos fracassados, um emprego monótono, um homem vagamente sem rumo, que de alguma forma decide morrer e nascer de novo. E percebe, em conversa com um amigo, que para tal tem que mudar de clube de futebol, mas isso cria-lhe uma dificuldade em que ele não terá pensado logo de início e que é ter deixado de ter a linguagem de comunicação com o seu pai”, resume o autor.

Miguel João Barcelos é o nome da personagem, que se alimenta de pipocas. Em Lisboa, tem um trabalho que não o preenche, mas encontra no meio do Atlântico as suas raízes afectivas. Mundos em confronto também para o autor, natural dos Açores.

“Será útil para mim continuar a viver nestes dois pólos, porque eu quero continuar até ao fim continuar a escrever sobre o confronto campo-cidade”, afirma Joel Neto à Renascença.

"Os sítios sem resposta", que o autor dedica ao seu pai é lançado dia 18 (quarta-feira), com apresentação do realizador António Pedro Vasconcelos. A publicação está a cargo da Porto Editora.