Emissão Renascença | Ouvir Online

Teatro em Viseu cancela iniciativa por falta de verbas

28 mar, 2012

O projecto “Viseu a”, a menos de dois meses da sua realização, vai ser cancelado por falta de financiamento europeu. Apesar de ter enviado a candidatura no ano passado, o teatro Viriato continua à espera da assinatura do contrato.

O teatro Viriato, em Viseu, cancelou a iniciativa cultural “Viseu a” devido à falta de fundos comunitários. A burocracia e morosidade no processo de candidatura estão na origem da situação.

“Apesar de já termos a programação fechada, somos forçados, e isto é completamente inédito na história do teatro, a cancelar o evento por força de constrangimentos, mais uma vez, relacionados com uma candidatura a fundos europeus”, explica o director-geral e de programação do teatro Viriato, Paulo Ribeiro.

O processo de candidatura do projecto a recursos comunitários, que a menos de dois meses da sua realização, continua à espera da assinatura do contrato de financiamento.

O responsável diz que “o teatro Viriato submeteu a candidatura individual a 16 de Junho de 2011. No entanto, a menos de dois meses da realização do ‘Viseu a’, continua à espera da assinatura do contrato” e sem uma “perspectiva de quando pode ser assinado”.

Mas há outros projectos pendentes, como é o caso do “5 sentidos”, que integra cinco teatros do país. Continua sem receber financiamento comunitário, o que já levou o teatro Viriato a contrair um empréstimo para assegurar a sua continuidade.