O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.

ARCO abre hoje e já há obras a gerar reacções

16 fev, 2012 • Maria João Costa

A feira decorre entre 15 e 19 de Fevereiro. A Holanda é o país convidado desta edição.
ARCO abre hoje e já há obras a gerar reacções

A ARCO é inaugurada esta quinta-feira, em Madrid. A Feira de Arte Contemporânea é contudo já manchete em muito jornais e televisões em Espanha. Entre os três mil artistas presentes e as 215 galerias participantes há obras que estão já a provocar a reacção da opinião pública em Espanha.

É o caso de uma peça do arista espanhol Eugenio Merino, como testemunhou a reportagem da Renascença. Chama-se “Always Franco”. A escultura de Eugenio Merino que atrai todos os visitantes da ARCO apresenta o ditador espanhol em tamanho real, vestido com uma farda militar congelado no tempo dentro de um frigorífico com porta de vidro, onde normalmente se vendem bebidas.

Mas o artista espanhol não é o único a gerar reacções na feira de arte contemporânea de Madrid. Também numa galeria portuguesa está um placard gigante com um anúncio. Alugam-se 4 metros quadrados do palco do Teatro Camões em Lisboa. A obra é do espanhol Javier Nuñez Gasco. O artista quer encontrar quem queira usar esse espaço durante um espectáculo da Companhia Nacional de Bailado.

“Eles cederam-me o espaço e o que eu estou agora a fazer é alugar o espaço a terceiros. Têm de me escrever num papel a proposta do que querem fazer e se os criadores concordarem podem actuar ou fazer o que imaginem e queiram fazer”, disse.
 
Há também a peça da artista Alicia Herrero. A argentina criou uma caixa com todas as instruções sobre como sobreviver às leiloeiras de arte, numa espécie de “faça você mesmo”.

“A caixa funciona um pouco como o que eu chamo de ‘instrumentos de activação’. É tipo, qualquer um pode fazer, faz tu mesmo, imitando um pouco os produtos que há em alguns supermercados ou no IKEA em que é só juntar as partes e logo fica feito”.

A ARCO decorre entre 15 e 19 de Fevereiro. A Holanda é o país convidado desta edição.