Tempo
|

Museu de Arte Antiga recebe "A sagrada família com Santa Ana", de El Greco

01 set, 2015

Quadro, pintado entre 1590 e 1595, é um óleo sobre tela e faz parte da colecção do Museu de Santa Cruz, de Toledo.

O quadro "A sagrada família com Santa Ana", de El Greco, vai estar patente em Lisboa, a partir de Setembro, no âmbito do ciclo "Obras Convidadas" do Museu Nacional de Arte Antiga.

A inauguração da exposição desta obra, de finais do século XVI, coincide com a abertura da 4.ª Mostra Espanha.

O ciclo de exposições trimestrais no museu visa "dar a conhecer obras de grandes mestres da pintura ocidental", quase sempre inéditas na capital portuguesa, "provenientes de distintos museus e exposições do mundo inteiro", como explica o programa da mostra.

A tela "A sagrada família com Santa Ana", pintada entre 1590 e 1595, é um óleo sobre tela e faz parte da colecção do Museu de Santa Cruz, de Toledo, a 70 quilómetros de Madrid, e provém da paróquia de Santa Leocádia, daquela cidade.

Um recente restauro da tela "permitiu recuperar uma imagem oculta", sem se saber desde quando, "de um esplêndido retrato de uma personagem desconhecida, vestida de verde, talvez o mecenas ou o doador à comunidade religiosa", como se lê na descrição da obra.

Doménikos Theotokópoulos ficou conhecido por "El Greco" ("O Grego"), numa referência ao local de nascimento, a vila de Candía, na ilha grega de Creta, em 1541.

Desenvolveu a maior parte da sua actividade artística em Espanha, para onde se mudou em 1577, tendo pintado para nobres, ordens religiosas e paróquias.
A temática religiosa é maioritária na sua pintura, que correspondendo ao período artístico do maneirismo, não seguia os seus cânones e experimentou uma plasticidade diferente.

O quadro ficará patente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, até 12 de Janeiro.