Emissão Renascença | Ouvir Online

Um francês no puzzle que é o órgão de tubos da Igreja da Lapa

07 jul, 2015 • Henrique Cunha

Concerto do francês Henri-Franck Beaupérin celebra 20.º aniversário da inauguração do órgão de tubos da igreja do Porto.

A Igreja da Lapa, no Porto, é palco de mais um grande concerto de órgão esta terça-feira. Para celebrar o 20.º aniversário da inauguração do órgão de tubos da igreja, foi convidado Henri-Franck Beaupérin, organista titular do grande órgão da Catedral de Angers, em França.

"É um instrumento muito interessante porque permite um número muito elevado de variações. Penso que nele podemos tocar a totalidade do reportório para órgão. É bom para todo o tipo de reportório. Tenho muito prazer em ter a sorte de tocar as diferentes peças que preparei para este concerto", afirma Henri-Franck Beaupérin.

Do programa constam obras de Bach, Prokofiev e Jean Guillou, entre outros. O concerto tem início marcado para as 21h30.

"Podemos dizer que este instrumento é uma espécie de puzzle começado a ser montado há 30 anos atrás pelo cónego ferreira dos Santos. Este é o ex-libris. Todos os dias 7 de Julho de cada ano procurámos trazer aqui um organista internacional conceituado que possa mostrar todas as potencialidades deste instrumento", diz Felipe Veríssimo, mestre capela da Igreja da Lapa.