Tempo
|

Ciclo com Peter Stein em Almada

07 jul, 2015

Iniciativa "O sentido dos mestres" tem lugar no âmbito do 32º Festival de Teatro de Almada.

O encenador Peter Stein dirige, a partir desta terça-feira, na Casa da Cerca, em Almada, a iniciativa "O sentido dos mestres", no âmbito do 32º Festival de Teatro de Almada, que teve início no passado dia 4 de Julho.

Em comunicado, a organização do Festival afirma que o alemão Peter Stein, de 77 anos, é "um dos mestres do teatro europeu ainda em actividade", e adianta que "durante três dias vai dar a conhecer a sua forma de conceber o teatro enquanto actividade artística e profissional".

As três sessões são "o nascimento do teatro", hoje, "o texto teatral", que se realiza na quarta-feira à tarde, e "o espaço cénico", que se realiza na quinta-feira.
Peter Stein encena, no âmbito do festival, a peça "O regresso a casa", de Harold Pinter, que é levada à cena no sábado e no domingo no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

A iniciativa "O sentido dos mestres" realizou-se pela primeira vez o ano passado. Trata-se de um programa com o apoio da Share Foundation, que tem como objectivo promover a formação contínua através do contacto com reputados criadores portugueses e estrangeiros.

O actor e encenador Luis Miguel Cintra, que durante cinco tardes conversou com os participantes sobre aquelas que considerava as áreas base da criação teatral, inaugurou no ano passado este ciclo.

Cinquenta e quatro espectáculos, 27 dos quais de sala, integram a 32ª edição do Festival de Almada, a decorrer naquele município e em Lisboa até ao dia 18.
Exposições, colóquios, debates e workshops integram ainda esta edição do festival, que assinala também as comemorações dos dez anos da inauguração do Teatro Municipal Joaquim Benite.