Emissão Renascença | Ouvir Online

Espectáculo de “video mapping” dá vida nova à fachada da Universidade de Coimbra

03 jul, 2015

Paredes do espaço classificado Património Mundial há dois anos transformam-se numa espécie de tela de 180 graus.

Espectáculo de “video mapping” dá vida nova à fachada da Universidade de Coimbra
A fachada da Universidade de Coimbra converte-se numa tela de 180º para contar a história dos 725 anos da instituição, num espectáculo de multimédia, luz, animações 2D e 3D e efeitos especiais.

Esta sexta-feira, as fachadas da universidade no Pátio das Escolas, envolvendo a Via Latina, a Faculdade de Direito, Biblioteca Joanina e a torre A Cabra, são palco de um espectáculo de “video mapping” de 20 minutos sobre os 725 anos da instituição, em que se aborda a ligação entre a história de Portugal e da UC.

As paredes do espaço classificado Património Mundial há dois anos transformam-se numa espécie de tela, onde são projectadas imagens associadas à universidade e à sua história, com tempo para se fazer uma ode ao conhecimento, conta Nuno Maya, director artístico do ateliê OCUBO, responsável pelo espectáculo.

Conduzido por dois estudantes trajados (filmados em estúdio), o público pode ver o interior da Biblioteca Joanina espelhado na fachada da UC, viajar no tempo e recordar os Descobrimentos e a crise académica de 1969, encontrar alusões à zoologia, química, física ou anatomia, ou ler nas paredes frases de Eça de Queirós, Zeca Afonso e Miguel Torga, todos estudantes da universidade.

Festa chega à câmara
Durante o espectáculo, há também tempo para se escutar o órgão da Capela de São Miguel, acompanhado pela sua imagem projectada nas paredes, num momento que se quer "intimista", frisou o director artístico.

Para além da intervenção na Universidade, vai ser realizada, também hoje, uma instalação de “video mappin” interactiva na fachada da Câmara de Coimbra, em que o público, com recurso a um ecrã táctil, poderá "colorir a fachada" com determinados motivos e padrões.

Os dois espectáculos estão integrados nas Festas da Cidade de Coimbra, que decorrem até domingo.

A iniciativa é gratuita e decorre na Universidade de Coimbra de meia em meia hora, entre as 22h00 e as 00h30, enquanto a projecção na Câmara estende-se até às 1h00.