Tempo
|

“Open House Porto” para descobrir casas, teatros, mosteiros e espaços industriais

03 jul, 2015

Iniciativa possibilita visita a 42 espaços que ilustram "a riqueza e a diversidade" arquitectónica da Frente Atlântica do Porto.

“Open House Porto” para descobrir casas, teatros, mosteiros e espaços industriais
As cidades do Porto, Gaia e Matosinhos recebem neste fim-de-semana a 1ª edição do “Open House Porto”, que disponibiliza a visita a 42 espaços que ilustram "a riqueza e a diversidade" arquitectónica da Frente Atlântica do Porto.

Criando o seu próprio itinerário, o público é convidado a descobrir, de forma totalmente gratuita, um roteiro que vai desde casas privadas a teatros, passando por mosteiros e espaços industriais, entre outros.

O comissário desta primeira edição, arquitecto Pedro Bandeira, refere que este é um evento que pretende "dar a conhecer a um público alargado uma diversidade grande de edifícios e infra-estruturas que, pelo seu valor arquitectónico, pela sua função específica ou localização privilegiada, merecem toda a atenção. Partindo do valor associado à arquitectura contemporânea que se produz no Porto - e que já valeu dois prémios Pritzker: Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura - o ‘Open House Porto’ favorece também um enquadramento de edifícios históricos da cidade.".

"O que distingue este evento e o que torna a experiência especial é a possibilidade de visitar os espaços de diferentes formas: visita livre, acompanhada por assistentes ou através das visitas comentadas pelos autores e especialistas de diferentes áreas", considera Pedro bandeira.

Depois de Londres, Nova Iorque, Praga ou Lisboa, "é agora a vez de o Porto juntar-se à Open House Family e abrir as portas de espaços extraordinários desde os clássicos à arquitectura contemporânea", sublinha o arquitecto.

O evento é uma co-produção da Casa da Arquitectura e da Trienal de Arquitectura de Lisboa e é o primeiro evento cultural que reúne a associação da Frente Atlântica, numa parceria estratégica com as câmaras municipais do Porto, Gaia e Matosinhos.

A maioria dos espaços não exige reserva pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem pré-marcação.

Os detalhes sobre todos os edifícios, horários das visitas e eventos estão disponíveis no site oficial do evento "2015.openhouseporto.com".