Emissão Renascença | Ouvir Online

Biblioteca paulista finalista de prémio ibérico de arquitectura

29 jun, 2015 • Ana Lisboa

Há nove projectos portugueses entre os finalistas do Prémio Fomento de las Artes y del Diseño (FAD) de Arquitectura. Entre eles está uma biblioteca do concelho de Loures.

Biblioteca paulista finalista de prémio ibérico de arquitectura
A Biblioteca de S. Paulo, na Apelação, concelho de Loures, é um dos nove projectos portugueses que estão entre os finalistas do Prémio Fomento de las Artes y del Diseño (FAD) de Arquitectura. Está nomeada para o galardão ibérico na categoria de interiores.

Integrada nas instalações da Paulus Editora, a Biblioteca de S. Paulo foi um projecto delineado pelos arquitectos Patrícia Marques e Paulo Costa.

"Não estávamos à espera de ser finalistas. Estamos muito contentes pelo projecto que os arquitectos Paulo e Patrícia desenvolveram", diz o superior regional dos paulistas em Portugal, o padre José Carlos Nunes.

Na escolha que fez, o júri não poupou nos elogios. "Eles falaram muito da luz, da luminosidade, que é um espaço que tem uma luminosidade ao mesmo tempo natural", diz o padre.

O júri destacou ainda os materiais escolhidos. "A forma como foi utilizada a madeira na biblioteca permite ter um ambiente envolvente e quente e que acaba por absorver os ruídos, os barulhos e ajudar a criar uma certa concentração", exemplifica.

Para o júri dos FAD, esta é uma obra que "interpreta as necessidades espirituais da comunidade religiosa", destaca o padre.

A biblioteca destina-se para "uso interno da comunidade dos Paulistas". Serve duas comunidades: "quer a comunidade dos Paulistas em Lisboa, quer a comunidade em Apelação. Mas também serve os funcionários da Paulus Editora, porque também na Apelação acabamos por ter a redacção da Paulus Editora e quer jornalistas, quer tradutores, revisores e redactores também se servem desta biblioteca".

Os vencedores dos FAD serão conhecidos a 2 de Julho, durante o FADfest, em Barcelona, Espanha.