Emissão Renascença | Ouvir Online

O dia em que o Sol abraça o Marão

20 jun, 2015 • Olímpia Mairos

No topo da Serra, o primeiro sol do Verão será recebido com rituais da cultura celta de saudação ao Sol e purificação simbólica dos presentes.

O dia em que o Sol abraça o Marão
A Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) vai celebrar o Solstício de Verão e testemunhar o amanhecer na serra do Marão, dando as boas-vindas ao Sol.

O Solstício de Verão é a época do ano em que o astro-rei descreve a sua maior curva aparente e em que a terra atinge o expoente da sua energia vital. Evocando os rituais da cultura celta, os participantes vão ter a oportunidade de assistir a esse momento de “comunhão cósmica”, bem no topo da Serra do Marão.

A iniciativa arranca este sábado à tarde, no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Saudel, Sabrosa, onde será proporcionada aos participantes uma interpretação do local sob o mote “O poder das águas santas”.

Segue-se a visita à aldeia de Garganta, para dar a conhecer o património arqueológico, com destaque para a Necrópole das Touças, também conhecida como “Cemitério dos Mouros”, constituída por cinco sepulturas erguidas nos séculos X e XI, e a Mamoa de Madorras, com 6000 anos de existência.

A energia dos convivas será reposta com um jantar temático na Quinta da Nora, animado com poesia, contos e lendas. Este repasto será pontuado pela habitual Queimada do Solstício, com a assinatura do Padre Lourenço Fontes.
 
O programa estende-se pela madrugada de domingo, com a colheita de água em sete fontes e a romagem para a serra do Marão. Aí, por volta das 5 horas, começam os preparativos para o ritual do Sol, combinando-se a água, as plantas e os elementos primordiais.

Nos instantes em que o horizonte revelar sinais de claridade e se perspectivar a chegada do astro-rei, decorrerá o “cerimonial de saudação ao Sol e a purificação simbólica dos presentes”.

Segundo a organização, “todos aqueles que estiverem envolvidos nesse momento de comunhão cósmica vão poder contemplar a ondulação geológica do Reino Maravilhoso de Miguel Torga e sentir a energia telúrica e espiritual que a jornada proporcionará”.

O ritual terminará com um pequeno-almoço convívio, servido no local, para compensar o esforço da madrugada.

A AETUR organiza a comemoração do Solstício de Verão na serra do Marão há vários anos e garante que o evento tem dado frutos, enquanto produto turístico.