Emissão Renascença | Ouvir Online

Um final de semana muito literário

07 mai, 2015 • Maria João Costa

Sabrosa, Matosinhos, Tomar e Lourinhã são palco de quatro eventos literários no final desta semana.

Não há desculpa para ficar em casa no final desta semana. Em Matosinhos, Sabrosa, Tomar e Lourinhã pode ouvir o que têm a dizer escritores como Mário Zambujal , Afonso Cruz, Lídia Jorge, Teolinda Gersão, Mário Cláudio ou o italiano Paolo Giordano, o ensaísta Eduardo Lourenço ou o autor cabo-verdiano Germano Almeida. São quatro os eventos literários que decorrem por estes dias pelo país.

Promovidos na sua maioria pelas autarquias, os festivais literários atraem atenções. Alguns já têm mais anos de existência, como é o caso do Festival LeV - Literatura em Viagem - que decorre em Matosinhos. Outros estreiam-se este ano como o "Encontradouro" que arranca dia 7 no Espaço Miguel Torga com uma conferência do ensaísta Eduardo Lourenço.

Mas, vamos aos programas. Em Matosinhos, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca com o mote "Conflito, ontem e hoje" decorre o LeV, o festival que tem como convidados os autores os estrangeiros Paloma Díaz-Mas, Paolo Giordano, Artur Domoslawski ou Marc Pastor, mas também os portugueses Joel Neto, Mário Cláudio que será alvo de uma homenagem, e Gonçalo M.Tavares. Destaque ainda para a particiapção do músico Pedro Abrunhosa numa das mesas de debate em que participa também Richard Zimler ou Luis Represas, o antigo vocalista dos Trovante que dominará o palco no sábado à noite numa conversa sobre o seu percurso artístico. Todo o programa pode ser consultado aqui.

Se estiver mais para norte e quiser assistir  à edição zero do "Encontradouro", em Sabrosa, saiba que poderá contar este dia 7 com uma mesa de debate que junta os escritores Afonso Cruz, Cristina Carvalho, a poeta angolana Ana Paula Tavares e o espanhol José Manuel Fajardo. No Espaço "Miguel Torga", na sexta-feira, vão estar à conversa, sob o mote "Todo o livro é uma peregrinação interior", os autoros Julieta Monginho, Francisco Duarte Mangas, o músico J.P.Simões e Mário Máximo. Concebido por Francisco Guedes, o festival continua pelo fim-de-semana com  uma conversa que vai juntar Manuel Sobrinho Simões, o poeta João Luis Barreto Guimarães e o escritor francês Olivier Rolin. Miguel Torga, nascido em São Martinho de Anta, no concelho de Sabrosa, será o homenageado deste primeira edição do "Encontradouro".

Mais para sul e para o litoral está a decorrer até domingo o Festival "Livros a Oeste", na Lourinhã. No Centro Cultrual Dr. Afonso Rodrigues Pereira vão estar escritores como Afonso Reis Cabral - Prémio Leya 2014 -, Tiago Salazar ou o músico Sérgio Godinho que vão conversar dia 7 às 21h30. Na sexta-feira vão participar no festival programado pelo jornalista João Morales, os escritores Alice Vieira, Cláudia R.Sampaio e Vergílio Alberto Vieira. No sábado, ultimo dia do evento, além de teatro de fantoches, um workshop de ilustração e pinturas faciais, poderá ainda ouvir os escritores Afonso Cruz, Mário Zambujal e João Bacelar à conversa às 16 horas. Todos os detalhes do Festival "Livros a Oeste" estão aqui.

Em Tomar decorre a sexta edição do "Bibliotecando". Entre sexta-feira e sábado no Instituto Politécnico a proposta é falar do tema "Leituras de Abril". Este espaço que se pretende de reflexão, inicia-se com uma conferência de Guilherme d'Oliveira Martins sobre "Diálogo de saberes e as humanidades", seguem-se depois intervenções, por exemplo de Frei Bento Domingues sobre "A religião e o 25 de Abril", José-Augusto França que falará sobre "Artes de 74" ou sábado um painel em que participa José Luis Ramos Pinheiro - gerente do Grupo R/Com - a jornalista São José Almeida e Pedro Pezarat Correia. A programação do festival está aqui disponível.