Tempo
|

Ciclo de Teatro dedicado ao Padre António Vieira nas sete sés do Norte

17 abr, 2015 • Olímpia Mairos

A iniciativa, promovida pela Direccção Regional de Cultura do Norte, quer envolver públicos locais e estimular à protecção e valorização do património.

Ciclo de Teatro dedicado ao Padre António Vieira nas sete sés do Norte
Braga, Bragança Lamego, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Miranda do Douro, as sete sés do Norte de Portugal, recebem um ciclo de teatro sob a égide do Padre António Vieira, entre 17 de Abril e 14 de Junho

O programa arranca esta sexta-feira, na Sé Catedral de Braga, com “Payassu: o Verbo do Pai grande”, uma adaptação do Sermão de Santo António aos Peixes, espectáculo que se repete sábado na Concatedral de Miranda do Douro e domingo na Sé de Vila Real.

O “Sermão da Sexagésima ou do bom ladrão?” será o espectáculo a levar à antiga Sé de Bragança, a 22 de Maio, e à Sé Catedral do Porto, a 24 de Maio. Em Junho será a vez de a Sé Catedral de Lamego, a 13, e a Sé de Viana do Castelo, a 14, receberem o espectáculo “Si Vis, Potes”.

A iniciativa que associa “duas heranças maiores do património cultural português - a da arquitectura das catedrais e a da palavra segundo António Vieira”, quer “envolver públicos locais diversificados estimulando a sua participação activa na protecção e valorização das Catedrais”, refere a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) em nota enviada à Renascença.

O projecto visa ainda, segundo a DRCN, “através da corresponsabilização de todos os actores intervenientes, promover a estima colectiva e o cuidado partilhado face a um património profundamente identitário, plural e multifacetado, memória viva de um povo”.

A oferta “cultural de excelência”, a partir dos bens patrimoniais pretende devolver os monumentos à comunidade”.

No Ciclo de Teatro dedicado ao Padre António Vieira, a Direcção Regional de Cultura de Norte conta com a colaboração dos actores Marcelo Lafontana, António Durães e Jorge Alonso, que irão interpretar textos do Padre António Vieira.

Rota das catedrais
As sés de Braga, Lamego, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Miranda do Douro e Bragança integram a Rota das Catedrais a Norte, projecto que visa permitir uma leitura integrada do património catedralício a norte, com a aposta na investigação e recuperação do edificado e a divulgação e a valorização, potencializando o desenvolvimento económico e social dos territórios.

O projecto Rota das Catedrais contempla uma vertente de investimento que pretende, segundo a DRCN, “estimular o turismo cultural, através da interpretação do património e significado dos lugares, a dinamização da oferta cultural nos seus espaços e a promoção da rota e de cada um dos seus pólos”, além da recuperação do património imóvel e móvel, já a decorrer em Miranda do Douro, Lamego, Braga e Vila Real.