Emissão Renascença | Ouvir Online

Indie homenageia Manoel de Oliveira

16 abr, 2015

Realizador que morreu no início do mês, aos 106 anos, foi "um dos maiores exemplos de independência artística", diz a direcção do festival de cinema.

Indie homenageia Manoel de Oliveira

O Festival de Cinema IndieLisboa vai homenagear o realizador Manoel de Oliveira com os filmes "O estranho caso de Angélica" e "A Caça", e com o documentário "Les gans blancs", de Louise Traon.

Manoel de Oliveira, que morreu a 2 de Abril aos 106 anos, foi "um dos maiores exemplos de independência artística: um realizador livre, contra as correntes, sempre fiel à reinvenção da forma cinematográfica", afirmou esta quinta-feira a direcção do IndieLisboa.

Para recordar o legado do cinema de Manoel de Oliveira, a organização apresentará em Lisboa - e pela primeira vez no Porto - o documentário "Les gants blancs", da realizadora francesa Louise Traon. No dia 30 na Cinemateca e a 2 de Maio no Rivoli.

Naquele filme, a realizadora, que estará em Portugal, aborda o trabalho da mãe, Valérie Loiseleux, que foi montadora de várias obras de Manoel de Oliveira, nomeadamente "Vale Abraão", "O Convento", "Espelho Mágico" e o mais recente "O Gebo e a Sombra".

"Les gants blancs" será exibido juntamente com "O Estranho Caso de Angélica".

No final do IndieLisboa, a cerimónia de entrega de prémios será precedida do filme "A Caça", curta-metragem de Manoel de Oliveira, de 1963, "para que o espírito de um cinema livre acompanhe os novos talentos premiados no festival".

A 12.ª edição do Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa decorrerá de 23 de Abril a 3 de Maio.