Tempo
|

Literatura. Prémio real para português inventor de animais

14 abr, 2015 • Maria João Costa

O romancista e autor de contos para crianças David Machado foi premiado pela União Europeia pela sua obra literária. É a terceira vez que um português vence este galardão.

Literatura. Prémio real para português inventor de animais
O escritor David Machado é um dos vencedores, este ano, do Prémio da União Europeia para a Literatura.

O anúncio foi feito, esta terça-feira, na cerimónia de abertura da Feira do Livro de Londres. São 12 os autores premiados. Machado torna-se assim o terceiro autor português a vencer este prémio da União Europeia para a Literatura, depois de Afonso Cruz e Dulce Maria Cardoso.

Em declarações à Renascença, o autor mostrou-se orgulhoso por esta distinção: “Antes de mais, sinto-me bastante orgulhoso pelo meu trabalho ter conseguido alcançar este patamar. O Afonso Cruz e a Dulce Maria Cardoso têm um trabalho que respeito tanto, fico contente por poder seguir o mesmo caminho deles.”

David Machado nasceu em 1978, é autor de vários contos para crianças, incluindo “A noite dos animais inventados”, que em 2005 recebeu o prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian.

É também autor de vários romances, entre eles, “O Fabuloso Teatro do Gigante” e “Deixem falar as Pedras” e o mais recente “Índice médio de felicidade”, que lhe valeu o prémio e que aborda o tema da crise em Portugal. 

Tem livros publicados em Itália e Marrocos e contos presentes em antologias e revistas literárias em Itália, Alemanha, Noruega, Reino Unido, Islândia e Marrocos.

O escritor David Machado esteve no programa de Renascença “Ensaio Geral”, onde falou do seu livro, "Índice médio de Felicidade".