Emissão Renascença | Ouvir Online

18 cidades, 18 encontros com escritores

09 abr, 2015 • Maria João Costa

Um festival literário vai percorrer o país, incluindo Açores e Madeira a partir de 25 de Abril.

18 cidades, 18 encontros com escritores
"O fim de uma viagem é apenas o começo de outra". A frase é do Nobel José Saramago e serve de mote para o projecto "Viagem Literária" apresentada pela Porto Editora. A partir de 25 de Abril, 18 cidades, 16 delas capitais de distrito, serão palco do encontro entre escritores.

A iniciativa, que pretende "estimular e consolidar hábitos de leitura", tem a sua primeira edição a 25 de Abril, juntando no Teatro Municipal de Bragança o escritor chileno Luis Sepúlveda e o português Valter Hugo Mãe. Segue-se Vila Real, a 22 de Maio, com os escritores Laurentino Gomes e Richard Zimler.  

De fora desta rota literária ficam as duas maiores cidades do país, Lisboa e Porto. As sessões de 90 minutos que se realizarão a cada mês, até 2016, vão levar esta "Viagem Literária" até Ponta Delgada, nos Açores e Funchal, na Madeira.

"Durante vários anos assistimos ao incremento da edificação de equipamentos culturais no nosso território e temos magníficas infra-estruturas em todo o país. Magníficos auditórios e bibliotecas. Portanto, a parte de infra-estruturas está garantida", diz Rui Couceiro, responsável de comunicação da Porto Editora.

Neste "festival literário por capítulos", como lhe chama Rui Couceiro, vai também ser feito um trabalho de promoção junto das escolas e mobilização de alunos.

As conversas entre escritores, que serão moderadas pelo jornalista João Paulo Sacadura, irão contar com nomes como Francisco José Viegas, José Eduardo Agualusa, José Rentes de Carvalho, a espanhola Rosa Montero ou Gonçalo M. Tavares - tudo nomes incluídos no catálogo da Porto Editora.

Com uma imagem desenhada pela ilustradora portuguesa Ana Aragão, o projecto "Viagem Literária" vai terminar em Viana do Castelo 18 meses depois de arrancar.