Emissão Renascença | Ouvir Online

Companhia Nacional de Bailado estreia "A Perna Esquerda de Tchaikoski"

05 fev, 2015 • Maria João Costa

"O espectáculo fala muito de uma coisa que a dança clássica esconde obcessivamente: o esforço e disciplina tremendos, a convicção guerreira, quase devota dos bailarinos", explica o encenador Tiago Rodrigues.

Companhia Nacional de Bailado estreia "A Perna Esquerda de Tchaikoski"

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia esta quinta-feira a nova coreografia "A Perna Esquerda de Tchaikoski". O espectáculo conta a história de uma bailarina em fim de carreira.

Criada pelo encenador Tiago Rodrigues, conta com a música original, tocada ao vivo pelo pianista Mário Laginha, que arrisca um pé de dança no palco.

A bailarina Barbora Hruskova tem 42 anos e, como diz, uma perna estragada. Há um ano, dançou pela última vez "Giselle", no palco do Teatro Camões, em Lisboa. Seria a sua despedida, mas um novo desafio fê-la regressar ao palco.

"O espectáculo fala muito de uma coisa que a dança clássica esconde obcessivamente, que é o esforço tremendo, a disciplina tremenda, a convicção guerreira, quase devota que os bailarinos têm que ter à sua profissão à sua arte, para nos poderem depois oferecer momentos breves de beleza etérea, que parece tão fácil", afirma o encenador Tiago Rodrigues.

Mário Laginha compôs a música que vai tocar ao vivo. O pianista quase dança durante o espectáculo. “A dada altura até sou chamado a ajudar a bailaria para dar lá uns exemplos. Daí a dizer que eu danço, não iria tão longe. É o momento que eu tenho mais pânico em todo o espectáculo”, confessa.
               
O palco parece um estúdio de dança, com uma barra de ensaio e um piano. De fundo encontramos uma espécie de espelho que reflecte o percurso de vida de Barbora Hruskova.

"A perna esquerda de Tchaikovski" vai estar no palco do Teatro Camões, em Lisboa, até 15 de Fevereiro.