Emissão Renascença | Ouvir Online

Vídeo

Os jogos dos anos 80 ainda têm piada? Fizemos o teste com duas crianças

17 dez, 2014 • Teresa Abecasis e Ricardo Fortunato

Pac-man, Street Fighter, Marble Madness, Hang-On. João, com sete anos, e Alexandre, com seis, não os conhecem, mas aceitaram testar os jogos que marcaram a geração dos pais.

Os jogos dos anos 80 ainda têm piada? Fizemos o teste com duas crianças

João tem sete anos e Alexandre tem seis. Não é a primeira vez que se juntam para passar uma tarde de comando na mão em frente à televisão. Estão habituados aos ambientes gráficos envolventes e realistas dos jogos da PlayStation.

A pedido da Renascença, aceitaram recuar na história dos videojogos para uma viagem que começa em 1982, com "Super Pac-Man".

É um dos muitos jogos "arcade" (jogavam-se em máquinas de grandes dimensões, em salões de jogos) dos anos 70 a 90 colocados em Novembro na internet por uma organização sem fins lucrativos norte-americana. São mais de 900 títulos que marcaram uma geração, entre eles o clássico jogo de corridas de motos "Hang-On" e o labiríntico "Marble Madness".

O responsável pelo arquivo, Jason Scott, admitia no seu blogue que muitas pessoas poderiam voltar a jogar "jogos que não jogavam há anos". Jason espera que "uma percentagem mínima" dos utilizadores do "site" pegue na informação sobre os videojogos e a use em "investigações" e a tentar perceber "o contexto em que os jogos surgiram".

O projecto está integrado no "Internet Archive", que reúne objectos digitais como antigas páginas de internet, programas informáticos, textos, sons e vídeos.