Emissão Renascença | Ouvir Online

O cineasta que desenhou o Padrão dos Descobrimentos

06 dez, 2014 • Maria João Costa

Exposição recorda o legado de Cottinelli Telmo, o multifacetado arquitecto que também projectou a Estação Fluvial Sul e Sueste, no Terreiro do Paço, ou no edifício da Standard Eléctrica.

O cineasta que desenhou o Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos, em Belém, recebe a partir deste sábado uma exposição sobre o arquitecto José Cottinelli Telmo, o autor do projecto daquele monumento que também foi realizador de cinema.

José Cottinelli Telmo assinou um dos mais emblemáticos filmes saídos da antiga Tobis, "A canção de Lisboa", protagonizado por Vasco Santana, António Silva e Beatriz Costa.

Além de realizar o primeiro filme sonoro integralmente português, José Cottinelli Telmo foi também o arquitecto do Padrão dos Descobrimentos.

O edifício original construído para a Exposição do Mundo Português, em 1940, era mais pequeno que o actual, conta o comissário de uma exposição, o arquitecto João Paulo Martins.

“Tinha 50 metros de altura na sua versão original, passou a ter uns 60 para podermos ter alguns espaços utilizáveis no interior, o que não acontecia”, explica.
 
João Paulo Martins refere que, antes de ser conhecido como arquitecto, José Cottinelli Telmo “já andava envolvido, sobretudo, com o mundo do cinema, da edição, da ilustração e da banda desenhada.  A nossa paisagem urbana está marcada por uma série de obras deste autor, estou a pensar na Estação Fluvial Sul e Sueste, no Terreiro do Paço, ou no edifício da Standard Eléctrica”.

A exposição "Os arquitectos são poetas também" pode ser visita até 6 de Abril.