Emissão Renascença | Ouvir Online

Áustria. Detidos 13 suspeitos de recrutar jovens para o Estado Islâmico

28 nov, 2014

Mais de 500 polícias passaram os últimos dois anos a investigar a rede terrorista.

A investigação durou cerca de dois anos e culminou nas buscas desta sexta-feira a casas, mesquitas e salas de oração nas cidades de Viena, Graz e Linz. Treze pessoas foram detidas esta sexta-feira na Áustria por suspeitas de tentarem recrutar jovens para as fileiras do Estado Islâmico.

Segundo a imprensa austríaca, cerca de 500 polícias – a maior mobilização de agentes no país desde a II Guerra Mundial – estiveram envolvidos na investigação.

As autoridades apreenderam "material de propaganda terrorista", dinheiro e soqueiras de ferro ilegais e interrogaram 16 pessoas suspeitas de pertencerem a uma rede de terrorismo, de acordo com um comunicado do Ministério Público da Áustria.

O Ministério da Administração Interna austríaco contabiliza mais de 150 pessoas que já viajaram para o Médio Oriente para se juntarem a grupos jihadistas.

Também esta sexta-feira um jovem alemão de 20 anos foi sentenciado a quatro anos de prisão, acusado de ter feito parte dos exércitos do Estado Islâmico na Síria. É o primeiro julgamento do género na Alemanha.

O jovem foi detido em Dezembro de 2013 no aeroporto de Frankfurt, quando regressava da Síria.

As autoridades calculam que cerca de 550 alemães estão no Iraque e na Síria, que 60 já morreram e outros 180 já voltaram para casa.