Tempo
|

Primeira pedra da Torre de Belém colocada há 500 anos

28 nov, 2014

Um selo comemorativo, um ciclo de conversas e um álbum sobre o monumento, património da Unesco, são algumas das iniciativas previstas para assinalar a data.

As comemorações dos 500 anos do início da construção da Torre de Belém, em Lisboa, começam esta sexta-feira às 11h00, com a inauguração da exposição "a magnífica e formosa torre". É o arranque da festa que se vai prolongar por todo o ano de 2015.

"Entre os finais de 2014 e durante o ano de 2015 iremos desenvolver um conjunto de iniciativas com que queremos celebrar os 500 anos do início da construção da Torre de Belém na tentativa de chamar a atenção dos portugueses, do numeroso público estrangeiro que a visita, de historiadores e outros investigadores para a significativa história deste monumento, Património Mundial da Unesco desde 1983, hoje emblema da cidade de Lisboa e de Portugal", lê-se na nota divulgada pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A exposição "A magnífica e formosa torre" estará patente em painéis no exterior, a contar a história do monumento e da zona envolvente. Também será apresentado um carimbo comemorativo dos Correios de Portugal (CTT).

No dia 4 de Dezembro, é lançado um álbum sobre a Torre de Belém, com a autoria de José Manuel García, iniciando-se também o ciclo de "Conversas sobre a Torre de Belém", que continuam até Junho.

De Abril a Junho de 2015 vai haver uma exposição de pinturas, gravuras e "memorabilia" sobre o monumento, na sala do antigo refeitório do Mosteiro dos Jerónimos.

Entre Maio a Julho realizam-se concertos no interior da torre, que em Junho também decorrem no exterior, no âmbito das "Festas da Cidade". Também nesse mês, os CTT lançam uma colecção de selos alusivos à celebração.

As comemorações encerram em Outubro, com o congresso internacional "Sphera Mundi –  Arte e cultura no tempo dos Descobrimentos", que decorre entre os dias 13 e 15.

A Torre de Belém foi construída por ordem de D. Manuel I para funcionar como defesa da Barra do Tejo, sistema delineado por D. João II. Foi edificada entre 1514 e 1519 e desenhada pelo arquitecto militar Francisco de Arruda.