Emissão Renascença | Ouvir Online

As viagens de Guilherme d’Oliveira Martins em livro

20 nov, 2014

O presidente do Centro Nacional de Cultura escreveu "Na senda de Fernão Mendes - percursos portugueses no mundo".

As viagens de Guilherme d’Oliveira Martins em livro

Não é um guia de viagens, mas apresenta um fresco sobre países tão distintos como Brasil ou o Japão, a Índia ou a Rússia. "Na senda de Fernão Mendes - percursos portugueses no mundo" é o mais recente livro de Guilherme d'Oliveira Martins que foi lançado esta quarta-feira em Lisboa.

O presidente do Centro Nacional de Cultura descreve as viagens realizadas em busca da marca portuguesa pelo mundo.

São imagens de um "peregrino erudito", como disse Maria João Avillez na apresentação do livro, reunidas numa obra que cruza também referências da literatura portuguesa.

Em entrevista à Renascença, Guilherme d'Oliveira Martins explica que “o objectivo essencial [foi] partilhar o prazer destas viagens”.

“São viagens irrepetíveis porque nenhum destes destinos é um destino fácil, não é um destino que esteja nos catálogos das agências de viagens, mas são viagens com livros”, disse.

O autor considera que “este livro não surge por acaso num momento como este, de crise, às vezes de descrença porque é um apelo pelo contrário, um apelo à capacidade que os portugueses têm de superar as suas dificuldades”.

“E ao irmos mundo a fora e ao descobrirmos estes vários lugares onde os portugueses não passaram – os portugueses estiveram – interessa-nos o presente e o futuro”, acrescentou.

O legado do património português pelo mundo, viagens com livros e com história, relatos do novo livro de Guilherme d'Oliveira Martins, editado pela Gradiva.