Emissão Renascença | Ouvir Online

Restaurantes portugueses conquistam 14 estrelas

19 nov, 2014

Guia Michelin distinguiu mais dois restaurantes nacionais em relação ao ano passado.

Restaurantes portugueses conquistam 14 estrelas

Catorze restaurantes portugueses foram distinguidos com as famosas estrelas do reputado guia Michelin, mais dois que no ano anterior.

No anúncio feito esta quarta-feira, em Marbella, Espanha, ficou a saber-se que o restaurante Belcanto, do chef José Avillez, em Lisboa, venceu a segunda estrela Michelin, dois anos depois da atribuição da primeira.

Já o restaurante Pedro Lemos, no Porto, recebeu a primeira estrela da sua história e a primeira para um restaurante da cidade.

Quanto ao restaurante São Gabriel da Quinta do Lago, em Almancil, liderado pelo chef Leonel Pereira, recuperou a distinção perdida no ano passado.

Repetem a distinção de duas estrelas Michelin dois restaurantes, ambos no Algarve e com chefes austríacos: Vila Joya, de Dieter Koschina, e Ocean, de Hans Neuner.

Mantêm uma estrela Michelin os seguintes estabelecimentos: Willie`s, Henrique Leis, Il Gallo d`Oro, Casa da Calçada, Fortaleza do Guincho, The Yeatman, Feitoria, Eleven e L`And Vineyards.

Portugal continua a não ter nenhum restaurante com a distinção máxima, três estrelas, referentes a uma `cozinha de nível excecional, que justifica a viagem`.

As novidades, em Espanha, são a atribuição de três estrelas a oito novos espaços, duas estrelas a um e uma estrela a 19 restaurantes.

Sob forte aparato mediático, a apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2015 decorreu hoje à noite em Marbella, Andaluzia, com cerca de 350 participantes, incluindo representantes do Governo espanhol.

De Portugal estavam alguns chefes de cozinha e responsáveis de estabelecimentos, mas nenhuma entidade oficial marcou presença no evento.