Tempo
|

“Mar” e “Futuro” em exposição em Belmonte

08 nov, 2014 • Maria João Costa

Dois livros de André Letria e Ricardos Henriques são o motivo de uma exposição que inaugurou este sábado no Ecomuseu do Zêzere em Belmonte. É mais uma iniciativa do Festival Literário Diáspora.  

“Mar” e “Futuro” em exposição em Belmonte
Em Belmonte, a vila portuguesa que viu nascer o navegador Pedro Alvares Cabral, que descobriu o Brasil, está patente desde este sábado uma exposição dedicada ao “Mar” e ao “Futuro”. No Ecomuseu do Zêzere, a mostra revela o trabalho do ilustrador André Letria e do autor Ricardo Henriques. Imagens que têm tradução em dois livros que são mais do que dicionários.

Chamam-se “Actividário”. A palavra criada por André Letria e Ricardo Henriques designa livros que são mais do que dicionários de conceitos, falam também de actividades. “Mar” é a obra já editada em 2012 cujas ilustrações estão expostas agora no Ecomuseu do Zêzere, em Belmonte juntamente com as do livro “Futuro” que sairá em breve. São obras para diferentes idades, diz o ilustrador que “podem ser para crianças pequenas mas também podem ser para os pais ou os avós fazerem uma leitura colaborativa.” André Letria indica que os livros tratam os temas de forma muito abrangente.

Do livro “Futuro” que sairá em breve estão expostas nesta mostra no Ecomuseu do Zêzere em Belmonte, três ilustrações. Em comum têm a cor, a base é preta, a ilustração é preenchida com um tom dourado escuro. Este é de resto um traço comum à colecção de André Letria e Ricardo Rodrigues. Todos os livros têm apenas uma cor, para além do preto. No caso do livro “Mar” era o azul, no caso do livro que publicarão em 2015 sobre o 25 de Abril de 1974 será o vermelho.

Em entrevista à Renascença, em Belmonte André Letria explica que antes ainda do livro “Abril”, sairá outro “Actividário” sobre o “Teatro”, onde diz “cabem os dramaturgos, actores e encenadores, como cabem os tipos de salas, de palcos, de cortinas, cabem as histórias que as pessoas não conhecem”. O lançamento deste novo livro está marcado para o Dia Mundial do Teatro.

“Mar”, “Futuro”, “Teatro” e “Abril” são livros editados pela Pato Lógico.