Emissão Renascença | Ouvir Online

Primeira Basílica numa aldeia portuguesa

06 nov, 2014 • Maria João Costa

A igreja do Santo Cristo de Outeiro, em Bragança, vai receber o título de Basílica Menor. A celebração solene da promulgação do título está marcada para sábado.

Outeiro é uma aldeia e freguesia portuguesa do concelho de Bragança, com pouco mais de 40 km² de área e 300 habitantes. É lá que fica a nova Basílica portuguesa, a primeira numa aldeia.

A Igreja do Santo Cristo de Outeiro vai receber o título de Basílica Menor no sábado. A proposta de elevação da Igreja a Basílica foi lançada pela diocese de Bragança-Miranda, Câmara Municipal e pela Direcção Regional de Cultura do Norte e aprovada no início de Julho pelo Vaticano. O título de Basílica Menor foi atribuído pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

No monumento, construído no século XVII e classificado como património nacional em 1927, destaca-se a simetria e equilíbrio de proporções. É um edifício composto por três naves, transepto, capela-mor, sacristia e casa de arrumações. A fachada principal é ladeada por duas torres sineiras e por uma grande rosácea. No interior impera o gosto barroco nos altares em talha dourada e policromada.

A celebração solene da promulgação do título da Basílica está marcada para sábado durante as celebrações dos 500 anos do segundo foral do Outeiro. Mas já esta sexta-feira o feito será assinalado com um concerto às 21h30 na igreja. A Orquestra de Câmara da Maia e o Invictus Ensemble interpretam a Missa Sancti Nicolai, de Joseph Haydn e Gloria, RV 589, de Antonio Vivaldi, sob a direcção do Maestro Pedro Sousa. A entrada é gratuita.

Em Portugal, existem oito Basílicas, todas situadas em cidades, sendo a de Outeiro a primeira numa aldeia.