Emissão Renascença | Ouvir Online

Cartazes da colecção Lambert em exposição na Culturgest

31 out, 2014

É uma das maiores colecções privadas de cartazes e "proporciona uma viagem prodigiosa pela história da arte dos últimos 50/60 anos".

“Honey, I rearranged the collection… by artist” é o nome da mostra que revela cartazes de artistas e exposições e que vai ser inaugurada esta sexta-feira na Culturgest, em Lisboa.

O espólio é revelado pela primeira vez em público e reúne uma das maiores colecções de cartazes feitos por artistas como Andy Warhol, Jean Dubuffet, Robert Rauschenberg ou Claes Oldenburg.

“Esta exposição proporciona uma viagem prodigiosa pela história da arte dos últimos 50/60 anos e uma entrada fascinante no mundo e na trajectória de cada um dos artistas que está representado na exposição”, diz à Renascença o curador Miguel Wandschneider.

O projecto divide-se em três capítulos, e como o título indica, os cartazes vão sendo seleccionados e organizados de acordo com diferentes perspectivas. A segunda e a terceira exposições estão previstas para 2016 e 2018, respectivamente.

Neste primeiro capítulo, que estará em exposição a partir desta sexta-feira e até 15 de Março do próximo ano, são destacados vários artistas reunidos na colecção privada Lambert, uma das maiores colecções de cartazes.

“É uma colecção que foi construída a partir de 1960 e até à morte do coleccionador em 1996. Depois foi herdada e o herdeiro, embora não sendo um coleccionador, continuou mesmo assim a desenvolver a colecção. É uma colecção absolutamente ímpar”, conta Wandschneider.

Esta primeira exposição permite compreender de que maneira um objecto cuja função é publicitar e que tem um ciclo de vida curto, foi sendo recriado e valorizado por muitos artistas.