Emissão Renascença | Ouvir Online

Nunca tantos visitaram o Museu Nacional de Arte Antiga

28 out, 2014

No último fim-de-semana, foi alcançada a marca recorde de 200.190 visitantes.

Nunca tantos visitaram o Museu Nacional de Arte Antiga

Mais de 200 mil pessoas já visitaram este ano o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), número que representa um novo recorde para aquele espaço cultural de Lisboa.

Durante o último fim-de-semana foi alcançada a marca de 200. 190 visitantes, de acordo com o gabinete de comunicação do museu.

No MNAA estão patentes actualmente as exposições "Splendor et Gloria - Cinco Joias Setecentistas de Excepção", "Esplendores do Oriente – Jóias de Ouro da Antiga Goa" e a actual "Obra Convidada" é "São Tiago Maior", de José de Ribera.
 
De acordo com dados divulgados em Fevereiro deste ano pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), o MNAA recebeu um total de 124.697 visitantes em 2013.
 
Entre Janeiro a Março deste ano, 80 mil visitantes entraram naquele museu nacional para ver a exposição temporária "Rubens, Brueghel, Lorrain", com obras do Museu do Prado, resultado de uma parceria com a empresa Everything is New.

Entre Maio e Setembro, a parceria iria repetir-se com a exposição "Os Sabóias. Reis e Mecenas (Turim, 1730-1750)", que atingiria cerca de 22 mil visitantes.

A próxima exposição temporária já anunciada, desta vez em parceria com a produtora de espectáculos UAU, será com uma centena de obras da Colecção Franco Maria Ricci, proveniente de Itália, que é inaugurada em Novembro.

Criado em 1884, o MNAA acolhe a mais relevante colecção pública de arte antiga do país, em pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da Expansão Marítima Portuguesa, desde a Idade Média, ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.