Emissão Renascença | Ouvir Online

Literatura

Lídia Jorge é de todos e Penafiel é de Lídia

03 out, 2014 • Maria João Costa

Até domingo, Penafiel volta a ser palco do festival Escritaria. Este ano, Lídia Jorge é homenageada nas ruas de Penafiel.

Lídia Jorge é de todos e Penafiel é de Lídia
Há "post-it" gigantes nas varandas dos edifícios com frases dos livros da autora de "A Costa dos Murmúrios". Há caixas com textos que o público pode levar para casa. E pegadas inscritas no chão com excertos de obras da escritora. A cada ano que passa Penafiel é contaminada pela escrita de um autor. Este ano são as palavras de Lídia Jorge que invadem a cidade: é mais um festival Escritaria, que arranca esta sexta-feira.

Lídia Jorge vai também ser alvo de várias mesas de debate. Entre os convidados que marcaram presença nesta edição estão escritores como Mário de Carvalho (homenageado em 2013 pelo Escritaria) e Inês Pedrosa, o poeta Fernando Pinto do Amaral, Mónica Baldaque (filha de Agustina Bessa Luis) ou o queirosiano Carlos Reis.

Na Biblioteca Municipal de Penafiel será inaugurada uma exposição sobre o percurso de Lídia Jorge.

O Escritaria, que dura cinco dias, ficará ainda marcada pelo lançamento do conto "O Organista", o novo livro de Lídia Jorge, que será apresentado sábado à noite no Museu Municipal de Penafiel.

O Ensaio Geral desta sexta-feira é feito em directo a partir do Escritaria, em Penafiel. Maria João Costa entrevista Lídia Jorge, a partir das 23h00.