Tempo
|

Napoleão e Josefina. Contrato de casamento vai a leilão

19 set, 2014

O documento revela que o casal mentiu sobre sua idade, de modo a encobrir o facto de Josefina ter mais seis anos do que o marido.

Napoleão e Josefina. Contrato de casamento vai a leilão

O contrato de casamento entre Napoleão Bonaparte e sua esposa Josefina de Beauharnais vai a leilão no domingo, dia 21, em Paris.

O documento foi assinado em 8 de Março de 1796, tendo a cerimónia de casamento decorrido no dia seguinte.

O contrato estipula que nenhum dos elementos do casal "será responsável pelas dívidas e hipotecas do outro" e que não haverá "nenhuma propriedade comum."

O documento mostra que o casal mentiu sobre sua idade, de modo a encobrir o facto de Josefina ter mais seis anos do que o marido.

A base de licitação é de 100 mil euros, valor incomum para um documento administrativo, mas Jean-Christophe Chataignier, da casa Osenat, responsável pelo leilão, sublinha que o documento "é mais do que apenas administrativo, é um contrato que é político, mas também um contrato de amor".

"O contrato enquadra-se com a união de pessoas lendárias, cum um amor lendário. Nos Estados Unidos, na China, no Japão, as pessoas falam sobre a imperatriz Josefina e falam sobre Napoleão", sublinha Chataignier.

O casamento de Napoleão e Josefina foi anulado dez anos mais tarde pelo Papa, depois de ser claro que Josefina não poderia ser mãe.

A casa Osenat leiloou, em 2013, o anel de noivado que Napoleão ofereceu a Josefina. A peça foi arrematada por mais de 700 mil euros.