Tempo
|

Ricardo III morreu em batalha devido a ferimentos na cabeça

17 set, 2014

Nova análise do esqueleto encontrado em 2012, sob um parque de estacionamento da cidade inglesa de Leicester, permitiu determinar as causas da morte do monarca. Ricardo III foi o último rei inglês a morrer em batalha.

Ricardo III morreu em batalha devido a ferimentos na cabeça
Uma nova análise dos restos mortais do rei Ricardo III, divulgada esta terça-feira, revela que o monarca, que reinou em Inglaterra entre 1483 e 1485, morreu devido a múltiplos ferimentos na cabeça, depois de perder o capacete na batalha de Bosworth.

O esqueleto do rei foi encontrado em Setembro de 2012, sob um parque de estacionamento de Leicester, em Inglaterra, tendo ficado provado que os vestígios de ADN dos ossos coincidem com o ADN de um parente distante do rei, ainda vivo.

Os investigadores da Universidade de Leicester conseguiram, agora, identificar as causas da morte do monarca, que sofreu 11 ferimentos, nove deles no crânio, produzidos por várias armas medievais.

Na pélvis, foi também detectado um ferimento grave, provavelmente infligido quando Ricardo III já estava morto, segundo avança o estudo publicado pela revista "The Lancet".

"Os ferimentos que apresenta demonstram que sofreu o ataque de várias pessoas, com armas próprias do fim da Idade Média", descreveu Sarah Hainsworh, uma das autoras da investigação.

O monarca não apresenta ferimentos defensivos nos braços, o que sugere que utilizava uma armadura que protegia o resto do corpo de ataques.

"As feridas que mais provavelmente causaram a morte do rei são duas na parte inferior do crânio. Um grande traumatismo produzido por uma arma afiada, provavelmente uma espada, e outro ferimento penetrante, causado pela ponta de outra arma", descreveu Guy Rutty, investigador do centro de Leicester.

A morte do rei na Batalha de Bosworth, no centro da Inglaterra, significou o fim da casa de York e da "Guerra das Duas Rosas", uma série de longas e intermitentes lutas dinásticas pelo trono de Inglaterra, que acabou nas mãos de Henrique VII, o primeiro monarca da dinastia Tudor.

Os restos mortais de Ricardo III, o último rei inglês a morrer em batalha, vão ser sepultados no dia 26 de Março de 2015, na Catedral de Leicester.