Emissão Renascença | Ouvir Online

CineCoa com ciclo dedicado ao futebol

11 set, 2014 • Olímpia Mairos

Festival de cinema, que este ano decorre em Foz Côa e no Porto, homenageia duas figuras míticas do mundo do futebol e da sétima arte: Eusébio e Pasolini.

CineCoa com ciclo dedicado ao futebol
O CineCoa - Festival Internacional de Cinema de Foz Côa, que arrancou esta quinta-feira, destaca este ano o futebol. O CineCôa acontece até 9 de Outubro nas cidades de Vila Nova de Foz Côa e do Porto.

"A 'casa mãe' do festival é Foz Côa, mas a nossa senda passa também por querer ampliar e dinamizar zonas urbanas do litoral - cidades de maior porte", explica à Renascença João Trabulo, da organização do CineCoa.

O destaque da edição deste ano do CineCoa vai para o "desporto-rei" que terá direito ao ciclo "Cinema e Futebol", em que serão apresentados três filmes: "Eusébio - A Pantera Negra", de Juan de Orduña e J. L Pérez, "Zidane, Um Retrato do Século XXI", de Douglas Gordon e Philippe Parreno, e "O Meu Amigo Eric", de Ken Loach.

Eusébio da Silva Ferreira será ainda recordado através de uma exposição, realizada em parceria com o Museu Cosme Damião, na Sala de Exposições da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Foz Côa.

No âmbito da homenagem ao "pantera negra", passarão por Foz Côa nomes ligados ao Benfica como António Simões, Nuno Gomes e Flora da Silva Ferreira, viúva de Eusébio.

A iniciativa cinematográfica vai também prestar uma homenagem ao cineasta e pensador italiano Pier Paolo Pasolini - "As Cinzas de Pasolini" -, com uma retrospectiva dos seus filmes, no reaberto Rivoli - Teatro Municipal do Porto, até domingo.

Também no Porto, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, até 9 de Outubro, será possível visitar uma exposição que propõe um olhar directo sobre a obra integral do realizador português José Álvaro de Morais.

Está previsto ainda, e para encerrar o CineCôa, um filme-concerto com o pianista Pedro Burmester, que irá executar composições de Bach com a obra de Pasolini em pano de fundo.

O CineCôa é promovido pela fundação Côa Parque e representa um investimento de cerca de 45 mil euros.