Emissão Renascença | Ouvir Online

Cinema

"Até Amanhã, Camaradas" lidera prémios Sophia com 15 nomeações

09 set, 2014 • Catarina Santos

Joaquim Leitão e Adriano Luz estão duplamente nomeados. Lá pelo meio estão "filmes que muito pouca gente deve ter reparado que passaram pelos nossos ecrãs", admite o presidente da Academia de Cinema. Vencedores são conhecidos a 8 de Outubro.

"Até Amanhã, Camaradas" lidera prémios Sophia com 15 nomeações
Com 15 nomeações, a longa-metragem de Joaquim Leitão "Até Amanhã Camaradas" lidera as nomeações para os prémios Sophia. Na lista de nomeados segue-se "Em Segunda Mão", de Catarina Ruivo, presente em 7 categorias. Com seis nomeações cada um ficaram "Comboio Nocturno Para Lisboa", "A Última vez que vi Macau", "Bairro" e "Quarta Divisão". Os vencedores serão conhecidos a 8 de Outubro.
E o filme mais nomeado para os prémios Sophia é "Até Amanhã Camaradas". Com 15 nomeações, a longa-metragem de Joaquim Leitão lidera entre os candidatos a prémio, apresentados esta terça-feira pela Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas (Academia Portuguesa de Cinema). Na lista de nomeados segue-se "Em Segunda Mão", de Catarina Ruivo, com 7 nomeações. Com seis nomeações cada um ficaram "Comboio Nocturno Para Lisboa", "A Última vez que vi Macau", "Bairro" e "Quarta Divisão".

Os nomeados, em cerca de vinte categorias, foram divulgados numa conferência de impensa realizada na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, com a presença do presidente, o produtor Paulo Trancoso.

Joaquim Leitão está nomeado duas vezes, pela realização de "Até Amanhã Camaradas" e "Quarta Divisão". Adriano Luz também tem dupla hipótese de prémio como melhor actor secundário, pelos filmes "Até Amanhã Camaradas" e "Comboio Nocturno para Lisboa". 

A maioria destes filmes não foram propriamente sucessos de bilheteira quando passaram pelas salas portuguesas. Em declarações à Renascença, o presidente da Academia, Paulo Trancoso, sublinha que o propósito dos prémios, criados em 2012, é precisamente emendar essa desatenção do público. "É chamada a atenção para filmes que muito pouca gente deve ter reparado que passaram pelos nossos ecrãs. Isso é importante, porque me parece que uma das missões da Academia é exactamente chamar a atenção para o cinema que fazemos e mostrar a sua diversidade".

Candidato aos Óscares conhecido na quinta-feira
A Academia Portuguesa de Cinema completa o terceiro ano de vida e o presidente considera que ainda "é preciso solidificar estes prémios e que se perceba que todos os anos, em determinada altura, há esta distinção". Mas a missão da estrutura não se esgota aqui. 

Paulo Trancoso recorda que, "por exemplo, na próxima quinta-feira já saberemos qual é o filme português que vai ser candidato ao Óscar para melhor filme estrangeiro" - o que resulta da votação dos cerca de 150 membros da Academia, entre realizadores, actores e técnicos nacionais. "É um trabalho constante", sublinha Trancoso, para projectar o cinema português "em todos os sítios onde possa ser distinguido e visto". 

A Academia tinha já anunciado este ano que iria distinguir com os prémios Sophia Carreira 2014 o realizador José Fonseca e Costa, o director de fotografia Eduardo Serra e o produtor Henrique Espírito Santo.

Os vencedores dos prémios Sophia serão conhecidos a 8 de Outubro, numa cerimónia no Centro Cultural de Belém.

Lista dos nomeados aos prémios Sophia 2014 nas principais categorias

Melhor Filme: 
- "A Última Vez que Vi Macau" – BlackMaria
- "Até Amanhã, Camaradas" – MGN Filmes 
- "Comboio Nocturno para Lisboa" – Cinemate
- "É o Amor" – Loudness Films e MIDAS Filmes
- "Quarta Divisão" – MGN Filmes

Melhor Realizador: 
- Joaquim Leitão – "Até Amanhã, Camaradas"
- Joaquim Leitão – "Quarta Divisão"
- João Canijo – "É o Amor"
- João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata – "A Última Vez que Vi Macau"

Melhor Actriz Principal: 
- Carla Chambel – "Quarta Divisão"
- Leonor Seixas – "Até Amanhã, Camaradas"
- Maria João Bastos – "Bairro"
- Rita Durão – "Em Segunda Mão"

Melhor Actor Principal: 
- Cândido Ferreira – "Até Amanha, Camaradas"
- Gonçalo Waddington – "Até Amanhã, Camaradas"
- João Lagarto – "Bairro"
- Pedro Hestnes – "Em Segunda Mão"

Melhor Actriz Secundária: 
- Beatriz Batarda – "Comboio Nocturno para Lisboa"
- Carla Chambel – "Até Amanhã, Camaradas" 
- Joana de Verona – "Em Segunda Mão"
- Julie Sergeant – "Bairro"

Melhor Actor Secundário: 
- Adriano Carvalho – "Até Amanhã, Camaradas"   
- Adriano Luz – "Até Amanhã, Camaradas"
- Adriano Luz – "Comboio Nocturno para Lisboa"
- Afonso Pimentel – "Bairro"
- Carloto Cotta – "Bairro"
- Marco D'Almeida – "Comboio Nocturno para Lisboa"

Melhor Argumento Original: 
- António Pedro Figueiredo, Catarina Ruivo – "Em Segunda Mão" 
- Leonardo António e Inês Pott – "O Frágil Som do Meu Motor" 
- João Canijo e Anabela Moreira – "É o Amor"
- João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata – "A Última Vez que Vi Macau"