Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais de 100 pavilhões dão vida à Feira do Livro no Porto

05 set, 2014

Jardins do Palácio de Cristal recebem esta festa até 21 de Setembro. Este ano, o homenageado é o escritor e tradutor Vasco Graça Moura.

A Feira do Livro do Porto arranca esta sexta-feira sob os lemas "Liberdade" e "Futuro", contando com mais de uma centena de pavilhões de exposição, um festival literário" e um ciclo de cinema.

Até ao dia 21 de Setembro, a feira vai este ano homenagear o escritor e tradutor Vasco Graça Moura, falecido em Abril, nos jardins do Palácio de Cristal.

Em mais de 80 anos, esta é a primeira vez que a Câmara do Porto assume a total organização da Feira do Livro, antes promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, que suspendeu a edição de 2013 por "falta de condições financeiras".

Como alternativa, no ano passado, a autarquia criou o "Letras na Avenida", um evento feito em tempo recorde e de menor dimensão.

Também pela primeira vez, o evento foi aberto à participação de livrarias, alfarrabistas, editores e associações e cooperativas do sector, estando inscritas 72 entidades, distribuídas por 107 pavilhões.

A câmara pretende que a tradicional feira do livro seja "um grande festival literário e com uma óptima programação cultural" e de animação, que levará muitas pessoas a descobrir a cidade.

Gonçalo M. Tavares, José Pacheco Pereira, Pedro Mexia, Manuel Alegre, Rita Ferro, Valter Hugo Mãe, Francisco José Viegas, Clara Ferreira Alves, Gonçalo Cadinhe e Mário Cláudio, entre outros, estarão presentes nas dez mesas de debate organizadas.

No ciclo de cinema "Dos Livros no Cinema", serão exibidas obras de realizadores como Manoel de Oliveira, Vicente Minnelli e Carl Theodor Dreyner.

A Feira do Livro do Porto estará aberta de segunda a sexta-feira a partir das 16h00, sendo que ao sábado e ao domingo abrirá as portas às 12h00. A entrada é gratuita.