Tempo
|

Um convite à preguiça na Figueira da Foz

29 ago, 2014 • Inês Alberti

"Roteiro da Preguiça" é constituído por 20 esculturas de Laranjeira Santos espalhadas por vários pontos verdes da cidade.

Um convite à preguiça na Figueira da Foz

Até ao final de Setembro é possível conhecer a cara e o corpo da preguiça, ou melhor, 20 caras da preguiça. Em vários pontos da Figueira da Foz podem-se encontrar as obras do escultor Laranjeira Santos que oferece, aos visitantes, a sua interpretação deste pecado.

O Parque das Abadias, o museu, o centro de artes e espectáulcos, o jardim municipal e o espelho de água a frente do forte de Santa Catarina, são alguns desses locais.

O "Roteiro da Preguiça" herdou o nome de uma estátua de uma mulher deitada, desenhada pelo mesmo artista plástico, a que os habitantes da Figueira apelidaram de "a preguiça".

O percurso circular tem entretido os moradores e os turistas que o visitam e que aproveitam para preguiçar um pouco junto das figuras ou para tirar fotografias. "Há uma grande interacção das pessoas em espaço público com as esculturas", conta à Renascença o vereador da cultura António Tavares.

As esculturas vão descansar nos espaços da cidade até ao final do mês de Setembro, no entanto, a câmara espera tornar o roteiro definitivo. "A nossa intenção é reconverter as esculturas em material durável para que as peças possam ficar definitivamente na Figueira da Foz a ocurpar o espaço que ocupam", acrescentou.