Emissão Renascença | Ouvir Online

Festival de Veneza estreia novo filme de Manoel de Oliveira

27 ago, 2014

A curta-metragem do realizador do Porto vai ser exibida fora da competição internacional do festival que começa esta quarta-feira.

Festival de Veneza estreia novo filme de Manoel de Oliveira
Dom Quixote, Camões, Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco cruzam-se e divagam neste excerto do mais recente trabalho de Manoel de Oliveira, que completa esta quinta-feira 106 anos. A curta-metragem "O Velho do Restelo" tem argumento e realização do cineasta e conta com Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, Ricardo Trêpa e Mário Barroso no elenco. Estreia no Cinema Ideal, em Lisboa, e no âmbito do festival Porto/Post/Doc, no Porto.
A nova curta-metragem do realizador Manoel de Oliveira, "O Velho do Restelo", vai estrear no Festival Internacional de Cinema Veneza, que arranca esta quarta-feira com o filme "Birdman", de Alejandro González Iñarritu.

Em "O Velho do Restelo", Oliveira reúne num banco de jardim do século XXI várias personagens e escritores históricos: Dom Quixote, os poetas Luís de Camões e Teixeira de Pascoaes e o romancista Camilo Castelo Branco.

A rodagem do filme, que vai ser exibido na selecção oficial, mas fora de competição, teve início em Abril deste ano, no Porto, a cidade onde o cineasta nasceu.

O realizador de 105 anos recebeu um Leão de Ouro de carreira em Veneza, em 2004. Este ano, o galardão vai ser atribuído ao documentarista norte-americano Frederick Wiseman e a Thelma Schoonmaker, colaboradora de longa data de Martin Scorsese.

O Festival de Veneza é o mais antigo evento internacional dedicado ao cinema. A edição deste ano - a 71.ª - vai decorrer, a partir desta quarta-feira, até ao dia 6 de Setembro.