Tempo
|

Um Verão, 14 Destinos

Loriga, uma praia na serra

01 ago, 2014 • Carolina Rico

O Verão tem 14 semanas. A Renascença dá-lhe uma sugestão por semana. Descanso para todos os gostos.

Loriga, uma praia na serra
Para muitos portugueses, o primeiro dia de Agosto marca o início de uma viagem até às movimentadas praias do Algarve. Aquilo que nem todos sabem, é que, apesar de conhecido pela neve, o Parque Natural da Serra da Estrela esconde uma praia com galardão de ouro.

A água pode ser gelada – afinal, é fruto de uma ribeira com nascente no planalto superior da serra da Estrela –, mas num dia de calor tórrido, típico do interior do país, quanto mais fria estiver a água, melhor vai saber o mergulho.

Esta é a única praia portuguesa situada num vale glaciar - o da Loriga. Aqui, as águas são verdes, como a paisagem que as envolve, e cristalinas, de qualidade atestada pela Quercus, que atribuiu à praia da Loriga quatro galardões de ouro desde 2011.

Coordenadas: 40.328487,-7.688397.

Trocar os chinelos pelas botas de montanha

Desengane-se quem pensa que tem de esperar pelo Inverno para visitar a Serra da Estrela. Quando a neve derrete, um dos maiores vales glaciares da Europa, o vale glaciar do Rio Zêzere, fica a descoberto.

De carro, a viagem faz-se numa estrada estreita e irregular ao longo de 13 quilómetros nada mais do que paisagem pela frente. O Verão é tempo de sossego no destino escolhido por centenas de turistas no tempo mais frio.

O vale glaciar do Zêzere
O vale glaciar do Zêzere. Foto: DR

O Parque Natural da Serra da Estrela pede botas de montanha e espírito de explorador. Para conhecer a zona a pé é preciso alguma resistência física (e um bom pequeno-almoço de pão e queijo da serra), mas só nestas caminhadas pode descobrir as lagoas e campos onde só chegam os velhos pastores.

E se a Loriga abriu o apetite para os mergulhos, a praia fluvial de Vale do Rossim também convida a banhos. É a praia mais alta do país e no seu parque de campismo pode dormir em “yurts”, tendas de origem mongol.

Coordenadas: 40.403742,-7.589303

Mais do que férias de natureza

Estas podem ser as férias perfeitas para os amantes da natureza, mas quem procura mais do que relaxar pode praticar desportos de aventura, como escalada, rapel e canoagem.

Na zona, as aldeias históricas de Sortelha e Monsanto, a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, também merecem visita.

Em Belmonte, pode conhecer o primeiro Museu Judaico em Portugal, que retrata a história dos judeus no país, a sua integração na sociedade portuguesa e os seus contributos para a cultura e o comércio.

E em Seia, o Museu do Pão e o Museu do Brinquedo, com oito mil brinquedos de Portugal e do mundo, vão fazer as delícias dos mais pequenos.

Coordenadas: 40.333591,-7.21135 (Sortelha); 40.052322,-7.111695 (Monsanto); 40.358939,-7.350289 (Belmonte) e 40.41807,-7.707108 (Seia).

Este Verão, a Renascença dá-lhe a conhecer 14 destinos de férias em Portugal e no mundo. Espreite os destinos sobre os quais já escrevemos